Navegando pela Internet me deparei com uma imagem muito interessante que leva a uma boa discussão. O cirurgião dentista norte americano que realizou a imagem, Dr. Ziv Simon, chamou este molar abaixo de “O dente do dinheiro” ou numa tradução menos literal “O dente do gasto”. Outro dentista norte americano, Dr. Howard Farran chamou de “Espiral da morte do dente” em uma postagem em rede social. 

Para traduzir do inglês, vemos que esta representação começa na radiografia acima do dente – 1. INTACT – “Dente hígido” e vamos vendo estágios mostrando procedimentos através de radiografias até a perda do dente e finalização do implante na radiografia número 9. Essa imagem representa uma sequência de procedimentos odontológicos corretivos até a perda do dente e a colocação do implante e lembra do alto gasto que apenas um dente pode representar se a prevenção for deixada de lado. Antes que os fiscais da Internet peguem no meu pé, já aviso: isso é uma representação e não é mesmo dente em todas radiografias. Esses procedimentos seriam uma sequência terapêutica ao longo de alguns anos.

1. Dente Hígido – Esse dente é o 1º molar inferior. A radiografia representa um dente saudável, sem cárie, bonito, do jeito que ele deveria ser desde os 6 anos de idade, até o final do nossa vida. O primeiro molar é um dos primeiros dentes permanentes a aparecer na boca e muitas vezes, ele é o primeiro a ser extraído. O 1º molar é um dos dentes mais importantes da boca, para seu equilíbrio mastigatório e estabilidade. 

2. Uma restauração de duas faces – A cárie atingiu esse dente. A prevenção, escovação e o fio dental falharam e parte do dente foi removida, perdida para a cárie. Se o cuidado for redobrado com a limpeza da boca aqui, com acompanhamento do dentista regular, a ideia é que os procedimentos curativos parem por aqui.

3. Uma restauração maior ainda de 3 faces – Muitas vezes as restaurações podem ter infiltrações. Isso vai depender de vários fatores como os tipos de bactérias que as pessoas têm na boca, alimentação carregada de açúcar, má higiene oral e etc. Ali na radiografia vemos presença de cárie abaixo da restauração. 

4. Coroa total – A estrutura de dente remanescente não suporta mais restaurações. A prótese fixa é a opção seguinte às restaurações com problemas.

5. Endodontia – Tratamento de canal – A cárie atingiu o nervo do dente, a polpa dental. Em muitos casos, esta fase (5) pode até ser antes da fase (4), dependendo do tipo da cárie. 

6. Cirurgia apical – Há casos em que o tratamento de canal não tem sucesso. Nesses casos optamos por retratamento de canal ou Cirurgias Apicais. 

7. Exodontia – Aqui chegamos ao final das opções mostradas. Foi feito o possível para salvar o dente e sua raiz. Por motivo de fratura ou outros problemas, o dente precisou ser extraído.

8. Implante – Colocação de implante que substitui a raiz perdida do dente.

9. Coroa sobre implante – o dente propriamente dito sobre o parafuso do implante. O dente está restabelecido. Se não cuidar e limpar direito, pode dar problema também.

Nem sempre a sequência é essa. Cada caso demanda uma conduta diferente, mas a ilustração é clara em mostrar que se não houver acompanhamento do dentista regular e cuidado do paciente, os procedimentos vão se acumulando, aumentando a complexidade e encarecendo. Imaginem quanto que essa sequência toda custaria? É justo falar que o dentista é caro se muitas vezes a falta de vontade e o desinteresse de cuidar e prevenir pode levar a 8 ou 9 procedimentos sobre um dente apenas? Por que muitos pacientes só aparecem ou voltam ao dentista quando estão com dor ou com um problema grave ?

Essa sequência representativa não está fora da realidade. Até cabem mais procedimentos aí no meio dos mostrados. O foco é mostrar que com gasto em prevenção: higiene bucal correta e frequente aliada a visitas ao cirurgião dentista de 6 em 6 meses, de 8 em 8 meses, uma vez ao ano, que seja, você evita essa sequência de procedimentos curativos.

Nossa intenção não é pensar em pular procedimentos, nem ir direto do canal que não deu certo para o implante. O que queremos mostrar aos pacientes é que prevenção ainda é o melhor caminho para todos problemas bucais, com economia de tempo e dinheiro.

O que você acha disso?

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto