Quem vive o seu dia a dia lidando com pessoas dentro de um consultório, clínica ou pronto socorro odontológico acaba passando por situações inusitadas. Algumas trágicas, outras cômicas e outras sem uma definição possível. Talvez a palavra “surreal” ou “bizarra” consiga definir algumas enrascadas que o dentista acaba passando. Apenas causos reais!!! 

provisorio

– A que paciente engoliu o dente provisório –

Certa noite de segunda feira, estava eu no Pronto Socorro Odontológico e uma paciente veio com a queixa de que havia engolido seu dente provisório. Uma coroa total de molar, uma “capinha” de dente do fundo. Olhei e sugeri que seria necessário confeccionar um novo dente, porque, o dente engolido já era. Eis que a senhora coloca a mão no bolso do casaco e pega um pequeno saco “ziplock” com uma coroa provisória dentro e fala: “Olha, eu engoli, mas consegui pegar, limpar e você pode colar.” Nisso, me ofereceu o saquinho com o provisório que havia percorrido o sistema digestivo da senhora.

– A senhora paciente – 

Mais uma de Pronto Socorro Odontológico. Uma senhora chega na recepção e fala que está com dor. O recepcionista entrega a ficha clínica para ser preenchida e avisa que a espera será longa, pois era um dia daqueles com gente ocupando todos os assentos da recepção. A senhora vê, um por um, os pacientes sendo atendidos e depois de quase 3 horas chega a sua vez. Ela entra no consultório com dificuldade, senta-se no equipo e o dentista já pergunta: “O que está acontecendo com a senhora?” Ela responde: “Estou com dor.” “Onde dói?” – o dentista pergunta novamente. A senhora aponta para a perna e diz: “Meu joelho, faz dias que está doendo, já tomei remédio por conta e a dor não passa.” O dentista desconcertado: “A senhora sabe que aqui é um Pronto Socorro Odontológico, não?” 

nao_cole_seu_pivo

– O remendo –  (Facebook)

Dentista está acostumado a ver dente colado com Super Bonder. As pessoas se desesperam. Não façam isso! Super Bonder é tóxica para a gengiva e podem trazer problemas. Uma dentista relatou que uma vez recebeu um paciente que havia feito um conserto na sua prótese removível. Na verdade, deixando a nojeira de lado, até que foi engenhoso. O senhor apareceu com com o dente de leite do neto colado na prótese. Quem não tem permanente, caça com “de leite”. 

chulá

– Chulé – 

Trabalhando por quase 6 anos em Pronto Socorro Odontológico gratuito para a população, passei por vários momentos surreais. Um deles foi ao atender um senhor, coitado, deveria ser morador de rua, não me recordo, mas teve a educação de tirar os tênis que usava, sem meia, para poder sentar na cadeira do dentista e ser atendido. O problema foi que o senhor estava exalando um chulé tenebroso. A auxiliar que ficava na sala ajudando saiu e por sorte o procedimento foi rápido. Quando saí da sala e passei pela recepção, o recepcionista estava usando máscara. Isso quase me deu um ataque de riso. Dispensei o paciente e tivemos que chamar o pessoal da limpeza poque a sala ficou inabitável. 

E você ? Tem alguma história mirabolante? Algum apuro que passou e depois caiu na risada? Conte para a gente nos comentários, ou mande o relato por email – odontoduvidas@gmail.com

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto