Mais uma vez a saúde bucal foi foco de uma reportagem do Fantástico da Rede Globo. Um veículo de grande audiência para chamar atenção das pessoas para a importância da saúde da boca. Sabemos que a saúde bucal pública no Brasil melhorou um pouco nos últimos anos, mas ainda está ruim.

 Odontologia clínica

Assista a reportagem aqui – REPORTAGEM FANTÁSTICO SAÚDE BUCAL 2014

Veja esses números: 20% da população pesquisada não vai ao dentista por falta de dinheiro. 46% consideram o acesso ao dentista complicado. 1/3 dos pacientes não conclui o tratamento odontológico na rede pública e 68% não sabem que tem direito ao dentista. Estima-se que cerca de 20 milhões de pessoas nunca foram ao dentista. 

E não é por falta de dentista. O Brasil tem o maior número de dentistas DO MUNDO, segundo um levantamento feito em 2009. Aqui estão quase 20% de todos dentistas do mundo.

A reportagem do Fantástico deve ser vista e interpretada com olhos mais seletivos. Eles não mostraram a situação de nenhuma UBS da zona sul de São Paulo, por exemplo. Realmente, apenas mostraram o lado ruim da coisa. Vimos a bagunça que é o serviço público com funcionários de atendimento ao público despreparados (“Só Deus sabe quando você vai conseguir marcar consulta” – que funcionário mal treinado!). Sem contar a sala de dentistas que é usada para sesta do pessoal da faxina. A sala deveria estar trancada. 

O secretário de saúde de São Paulo falou que vão tentar diminuir o tempo de espera com a chamada dos dentistas do concurso mais recente aqui da prefeitura. Serão chamados apenas 200 dentistas. Com certeza haverá mais oferta de atendimento odontológico, mais acredito que ainda é pouco. Os salários não são dos melhores e a gente ouve de colegas e lê nas redes sociais que as condições de trabalho são muitas vezes precárias, com falta de material e quebra constante de equipamentos. Veja este post das ODONTODIVAS.

Durante toda reportagem a gente percebe que as pessoas, além de não terem escovas de dentes para todos membros da família, guardam as mesmas de maneira inadequada, usam muito pasta de dente e que precisam de orientações de um dentista. Esta seria a hora do governo pensar em baixar impostos sobre a escova de dentes, tornando-a mais acessível para a população de menor renda. 

E você, o que acha? Deixe seu comentário. 

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto