Um discussão realmente difícil e que pode dar grandes dores de cabeça para dentistas e pacientes. Como falar em “garantia” de um serviço que os dentistas não têm controle ? Seria melhor não usar este termo “garantia” ? E nos planos de saúde odontológicos, como fica quando o dentista tem obrigatoriedade de refazer procedimentos sem receber no tempo de 6 meses ou até 12 meses?

Garantia odontologia dentista 2014

Os serviços prestados pelo dentista são regidos pelo Código de Defesa do Consumidor (Quem tiver curiosidade de ler os códigos, vale a pena a leitura, clique em cima do nome em negrito) e pelo Código de Ética Odontológico.  Uma das perguntas mais comuns ouvidas pelos dentistas no consultório é: “Quanto tempo dura esse serviço?” A resposta é “DEPENDE”. Infelizmente, cada serviço realizado tem seu “tempo de vida”, sua duração mínima esperada, cada material reage de uma maneira e cada boca é diferente. Vejam como fica complexo de estipular uma data limite de “garantia” para um serviço odontológico.

Uma restauração em resina composta, por exemplo, pode durar até dez, quinze anos ou pode infiltrar em 2 anos, ou mesmo fraturar em 5 anos. Tudo isso vai depender de inúmeros fatores como material e técnica utilizados pelo dentista, ajuste oclusal, mordida do paciente, alimentação do paciente, risco de fraturas por trauma, hábitos nocivos como roer unhas, morder objetos, presença ou não distúrbios como bruxismo, briquismo, mordida instável, falta de dentes, dentes que servem de apoio para próteses móveis, etc. Vejam como muitos dos fatores não podem ser controlados pelo dentista.

dentes no escuro

E um tratamento de raspagem periodontal, mais popularmente conhecido como “limpeza”, quanto tempo teria de “garantia”? À grosso modo, eu diria 48 horas após o término da última sessão de tratamento. Sabemos que o dentista visa deixar o paciente na condição de “zero placa” após um procedimento de raspagem periodontal, certo? Sabemos também que a placa bacteriana demora cerca de 48 horas para começar a sua maturação. Pronto. Se o paciente sair de uma “limpeza” e ficar 2 dias sem escovar o dente direito, já era. Já está sujo novamente e os processos de inflamação gengival e formação de tártaro vão começar. Como que operadoras de planos odontológicos podem estipular o tempo de 6 meses para uma raspagem periodontal?

Tendo esses fatos na cabeça, eu acredito que o velho provérbio seja bem aplicado aqui: “O combinado não sai caro”. Todos esses questionamentos do paciente devem ser resolvidos na consulta inicial, de preferência com um contrato de prestação de serviços assinado. Mais uma vez, o ponto crucial dos tratamentos recaem sobre consulta inicial, de avaliação e formulação do plano de tratamento. Se o dentista deixar escapar um bruxismo do paciente, por exemplo, depois vai ter que ficar repetindo restaurações que vão ficar soltando por causa desse problema, apenas dando um exemplo.

dúvidas

Em relação às operadoras de planos de saúde, aí os dentistas são reféns e os contratos com elas precisam ser revistos. Os tratamentos têm “tempo de garantia” e o dentista se faz obrigado a atender retornos dentro de um determinado prazo. Isso é um absurdo. Mais um ponto negativo para aquele dentista que pensa em atender convênios. Mais uma maneira de explorar o trabalho de um profissional.

O dentista deve sempre orientar seu paciente. Sobre tudo o que se espera de cada procedimento. Se possível ter impressos com orientações pós operatórias para cirurgias, orientações de higiene bucal, orientações sobre o que fazer depois de clareamentos dentais e restaurações estéticas. Converse e combine tudo antes com seu paciente, mesmo que seja verbalmente. E procure ter um contrato de prestação de serviços para sua proteção, dentista.

Modelo de Contrato de Prestação de Serviços do CFO – AQUI

O interessante seria pegar este modelo e junto com um advogado adequá-lo a sua realidade.

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto