O Brasil ainda está cheio deles. Hoje mesmo, dia 18/09/2014, um falso dentista foi preso em Recife. No momento da prisão a “sala de espera” estava cheia – quatro adolescentes aguardavam sua vez de estragar os dentes com elastiquinhos coloridos travestidos de aparelho ortodôntico.

No primeiro semestre desse ano de 2014, esse assunto de “Aparelhos Diferenciados” ganhou a grande mídia. Saiu em vários telejornais da Rede Globo e foi reportagem do Fantástico. Ninguém mais na mídia fala sobre isso. Eu continuo vendo por aí gente usando aparelhos com elásticos brilhantes que só servem de enfeite. A fiscalização conseguiu resultados? Será que se eu for lá na Rua 25 de março ou no Brás, eu vou encontrar gente vendendo borrachinhas de aparelho? 

Esse jovem de 19 anos fazia atendimentos sem higiene, sem luva, dentro de sua própria casa. A polícia chegou até o falsário através de denúncias anônimas. Ele cobrava R$ 5,00 para instalar os elásticos coloridos nos jovens da região. Colar bráquetes sobre os dentes e colocar elásticos de qualquer jeito pode trazer sérios problemas para a dentição, como já abordamos aqui no blog em várias postagens. (CLIQUE AQUI)

O jovem de 19 anos foi preso por exercício ilegal da profissão e curandeirismo. Ainda teve coragem de mentir aos policiais dizendo que estava fazendo curso de odontologia. Acredito que nesses casos, os “pacientes” também têm sua parcela de culpa, porque sabem que aquela pessoa não é dentista e mesmo assim pagam para que sua boca seja estragada com o tempo. Vai entender esse mundo maluco.

Enviada pela leitora Flavia

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto