Obturação – Parece que vem novidade grande por aí na especialidade que faz tratamentos de canal, a Endodontia. O surgimento de um novo composto usado para obturação dos condutos com novas propriedades que visam aumentar ainda mais o sucesso desse tipo de tratamento de extrema importância. 

Aumentar o sucesso dos tratamentos endodônticos já é um grande avanço. A ideia principal deste novo material obturador é deixar o dente totalmente protegido contra falhas restauradoras, como infiltração em restaurações, em coroas dentárias ou a demora para restaurar o dente após a obturação do canal já realizada. Uma maneira da Endodontia se tornar uma especialidade ainda mais forte e independente de outras fases do tratamento do dente. 

O material revolucionário foi desenvolvido pela pesquisadora Dra. Ceci Nunes Carvalho, em sua tese de doutorado, com orientação do renomado Prof. Dr. Giulio Gavini. Suas principais funções seriam a facilidade de uso e aumento do selamento dos condutos para evitar a recontaminação e o consequente insucesso do tratamento de canal. 

Obturação dos canais

O material é um composto a base de vidro niobofosfato bioativo e guta percha, autoadesivo e com propriedades antimicrobianas. Esse novo material promete um selamento melhor, inclusive com formação de hidroxiapatita entre o material e a dentina e a liberação de íons de fosfato e cálcio para estimular a reparação óssea periapical. Agora, basta aguardar mais pesquisas e a chegada do material até os consultórios dos endodontistas.

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto