Percebo que muitos sites que dão dicas de alimentação na Internet acabam abordando um assunto curioso. Sua recomendação é para que se escove os dentes logo após as refeições para diminuir a vontade de comer doces e consecutivamente diminuir o consumo dos mesmos. Será que isso funciona? Entenda também porque o doce tem um gosto ruim se você comê-lo logo depois de escovar os dentes.

Não se esqueça de escovar os dentes

Procurei artigos científicos que falam sobre isso, mas não tive sucesso na Internet. O que parece é que a dica funciona em alguns casos, se considerarmos a resposta da pergunta do título deste post: O segredo está nos produtos químicos que fazem parte da composição das pastas de dentes. Aromatizantes e o lauril sulfato de sódio são responsáveis por “confundir” as nossas papilas gustativas. Quase todas pastas do dentes presentes no mercado contém o  lauril sulfato de sódio que serve para fazer a espuma na hora em que escovamos os dentes. Ele é um detergente que acaba tendo esta ação no gosto das coisas.

Se a escovação diminui mesmo a vontade de comer doces eu não posso afirmar com precisão, mas se você arriscar comer um doce logo depois de escovar seus dentes, ele vai apresentar um gosto esquisito. Pode ter certeza que não vai valer a pena o tanto de calorias consumidas. Sem contar que depois de comer esse tal doce, você vai ter que escovar os dentes mais uma vez. Pode ser que pelo gosto estranho do doce e pela preguiça de limpar os dentes uma segunda vez você evite comer doce com este método. Não é algo que funciona para todo mundo.

doces

No fim das contas, a gente cai em um “limbo de recomendações”. Hoje, sabe-se que é melhor aguardar cerca de 30 minutos para escovar os dentes após as refeições para evitar desgastes e erosão ácida. Isso sim é provado já há algum tempo por estudos científicos. É preciso dar tempo para a saliva mudar o pH da sua boca de ácido para básico, para aí sim escovar seus dentes sem causar muitos desgastes. Essa é a recomendação que eu deixo para vocês. Sobre a vontade comer doce? Ah, substitua o doce por uma fruta, quem sabe.

Essa dica funciona para você? Conseguiu diminuir o consumo de doces com uso da escovação? Conte para a gente!

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto