O Programa Mais Médicos está funcionando a todo vapor e vai servir como propaganda do governo federal para a eleição que está por vir. Muitos médicos vieram de fora do país e trabalham sem revalidação do diploma. Agora, a presidente Dilma sancionou essa lei que além de médicos, os enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas e dentistas do Mercosul poderão trabalhar no Brasil, quem sabe, sem revalidar o diploma, em alguns meses. Agora se prepare para mais dentistas.

Dilma Mais Dentistas Dicas Odonto Instagram

 

O Brasil é o país que mais tem dentista no mundo (LEIA AQUI). Então, por que ainda é o país dos desdentados? Porque os dentistas estão mal distribuídos. Eles se concentram nos grandes centros por falta de boas oportunidades, falta de segurança, falta de estrutura, plano de carreira, entre outros problemas. A inserção do dentista nas políticas de saúde sempre foi lenta, tanto que aqui no município de São Paulo, por exemplo, ficamos 10 anos sem abertura de concurso público para dentista da prefeitura. São erros grosseiros operacionais como esse e salários não dignos que fazem com que o dentista fique nos grandes centros, trabalhando em consultório particular. Pode até dar uma olhada nos salários oferecidos para dentistas nos últimos concursos, por todo Brasil, desde 2008 – AQUI

Fica quase impossível não lembrar do que está ocorrendo com a  medicina e o programa ” Mais Médicos”, em que médicos cubanos estão trabalhando no Brasil sem necessidade de validação do diploma e em condições de pagamento questionáveis. Não, gente, a presidente Dilma não vai importar dentistas, por enquanto, mas está abrindo as portas para que no futuro, exista abertura para mais dentistas ainda no mercado, aqui no Brasil, além de outros profissionais de saúde. 

Vale salientar que isso é um comum acordo entre países do mesmo bloco – O Mercosul. Parece que a Argentina, o Paraguai e o Uruguai também aceitarão dentistas brasileiros. Veremos o desenrolar dos fatos se isso tudo não será um passo em direção a outro programa populista e eleitoreiro que está nivelando por baixo todo nosso sistema de saúde.

 O que você acha disso?

O Blog Vida de Dentista fala sobre assunto – AQUI

As Odontodivas falam sobre isso – AQUI

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto