Como é que é??? Cubo de gelo diminui dor de dente? Calma lá. Isso é apenas uma curiosidade. É claro que quando você estiver sentindo dor de dente, você deve correr para o dentista o mais rápido possível. Quem sabe, nesse caminho, até sua chegada, você possa aplicar essa “técnica” que mais parece um mito de Internet.

Cura da dor de dente anos 80

Jornal – Gazeta de Montreal – reportagem original – Fonte – Google Imagens

Nos anos 80, um artigo de jornal publicado na Gazeta de Montreal trazia a seguinte manchete: “Cura da dor dente? Massageie sua mão com um cubo de gelo”. Era o que mostrava uma pesquisa totalmente empírica feita pelo Dr. Ronald Melzack, psicólogo da Universidade McGill. Os chineses também usam esta técnica para diminuição das dores de cabeça. Você vai encontrar alguns sites falando em diminuição do estresse ao estimular o seu ponto “hoku”. 

hoku

A manchete sensacionalista era abrandada pelo texto simpático que sugeria que você fizesse uso dessa técnica apenas quando tivesse problemas para ser atendido imediatamente pelo dentista. Longe de ser uma solução para dor de dente, pressionar a região entre o polegar e o dedo indicador pode significar certo alívio momentâneo, segundo pesquisas na área da acupuntura e da medicina alternativa. O ponto chamado de “Hoku” deve ser pressionado ou estimulado – com um cubo de gelo ou com o seu próprio dedo, no caso – por 5 ou 7 minutos, segundo os teóricos dessa curiosidade.

??????????????

Isso deve ser feito para dar uma amenizada na dor quando o paciente já estiver a caminho do dentista para consulta de urgência. Nada de substituir ou “curar” dor de dente com essa técnica que pode muito bem ser uma grande lenda. O psicólogo que realizou a pesquisa usou apenas 40 pessoas para seu estudo. A técnica deu certo em 80% das pessoas pesquisadas. Muito superficial, mas vale como uma curiosidade. Caso alguém que esteja aí com dor de dente, na recepção, esperando ser atendido, não custa tentar.

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto