O cirurgião dentista é o profissional responsável pela saúde bucal de seus pacientes. As mamães são as principais responsáveis pela saúde bucal e geral de seus filhos. Por isso é importante para a mãe ter informações corretas sobre higiene bucal e hábitos alimentares.

Fazer o papel de dentista em relação a prevenção e ensino sobre saúde bucal. Eu lembro muito bem da minha mãe me cobrando após as refeições: “Escovou os seus dentes? Dá uma baforada aqui para eu sentir.”As mamães devem ficar espertas com pequenas manchas escuras ou esbranquiçadas nos dentes de seus filhos. Qualquer pontinho escurecido, amarronzado ou muito branco no dente deve ser visto como uma ameaça de cárie. Não deixe o “pontinho” virar uma cratera. Esse tipo e supervisão é muito importante para a saúde dos seus filhos e deve ser feito diariamente.

É isso mesmo, mamãe. É muita responsabilidade, não é? E você sabia que mesmo quando o bebê está em sua barriga, sua alimentação, seus hábitos e sua saúde bucal podem influenciar o futuro do seu filho? Se quiser se aprofundar neste assunto leia mais neste post AQUI.

Outro ponto a ser observado é a alimentação. A gente sabe muito bem que a cárie é uma doença que envolve vários fatores. Um deles é o consumo excessivo de açúcar na infância e a falta de escovação após as refeições e lanches. As crianças devem ter o hábito de escovar e cuidar de seus dentes e isso “vem de berço”. Até os 6 ou 7 anos de idade, os dentistas recomendam que os pais escovem os dentes de seus filhos. Depois disso, até os 12 anos de idade, a criança precisa de supervisão na hora da escovação. 

Estão vendo? Mamães são ou não são as primeiras dentistas de nossas vidas? Essa é a homenagem do Dicas Odonto para todas as mamães !!! Um beijo mãe!

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto