Lendo postagens sobre Evolução Humana e o Dente do Siso e a Evolução do Conceito do Sorriso, você pôde perceber que o Dicas Odonto gosta desses assuntos mais intrincados da ciência que envolvem os nossos dentes. Recentemente, cientistas publicaram estudos sobre nossos ancestrais e seus hábitos. Algumas mandíbulas, provavelmente de Homo Erectus, encontradas na Geórgia, Europa Oriental, foram o alvo desse estudo que identificou o altruísmo entre esse grupo que viveu há quase 2 milhões de anos.

Dentes fósseis da Georgia

Reparem nas marcas desse molar da direita. Bem na cervical. Segundo os pesquisadores, são marcas de um hábito hoje considerado nocivo aos dentes – o uso de palito. Claro que eles não tinham o palito Gina que temos hoje, pontudinho, vendido em uma pequena caixa com uma mulher sorridente como rótulo. Eles usavam pedaços de madeira para tirar pedaços de comida do meio dos dentes. Aquele teco de churrasco já incomodava nossos ancestrais. 

E vemos também presença de perda óssea, provavelmente, por causa de doença periodontal. Uma pré furca ali no molar com marcas de palito, sem contar a cavidade logo abaixo da coroa que parece um desgaste ou ainda uma possível cárie de raiz. 

Segundo a equipe do pesquisador David Lordkipanidze, foi possível concluir que nessa época, essa espécie já mostrava traços de altruísmo – eles cuidavam uns dos outros. Uma das mandíbulas encontradas tinha apenas um dente e era de um animal mais idoso. Como eles não tinham comida industrializada como temos hoje, foi possível concluir que companheiros mastigavam a sua comida ou esta era triturada de outra maneira.

Diferente de hoje, a falta de dentes era um prato cheio para a seleção natural. Quem perdia seus dentes morria, pois não tinha como comer. Esses crânios encontrados no ano passado também inflamaram discussões acadêmicas sobre as espécies de nossos ancestrais. Existe muito pouco material fóssil e bastante especulação nessa área. Mesmo assim é bacana saber que havia algo parecido com uma família ou traços de amizade nesses seres que são considerados nossos ancestrais. Tudo isso olhando apenas para dentes e ossos!

Tudo isso reforça mais ainda a teoria de que o ser humano chegou no patamar que se encontra hoje porque aprendeu a viver em grupo e depois em sociedade. Isso tudo pode ter começado lá atrás, há 2 milhões de anos ou mais. 

Veja outras imagens dos crânios AQUI – link da revista Science.

Dica do colega e amigo – Luiz Vicente

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto