Mais um caso clínico de sucesso. Outro exemplo de como a periodontia pode influenciar na melhora do sorriso gengival. Além disso, o caso mostra que fica claro que temos limites em cada especialidade, mas os resultados já são bem animadores.

É bom que fique bem claro que o sorriso gengival não é uma doença. É uma condição desarmônica que muitas vezes salta aos olhos. Nossa sociedade obcecada pela beleza, busca da perfeição e pela harmonia acaba condenando pessoas com sorriso gengival. Muitos são vítimas de bullying na escola e até no trabalho, ganhando apelidos baseados na quantidade de tecido gengival à mostra. O caso à seguir mostra a melhora do contorno dos dentes, usando as técnicas da gengivectomia e gengivoplastia, abrandando o aspecto do sorriso gengival e melhorando a condição geral de higiene e estética.

Recontorno Gengival (3) 2013 Dicas Odonto INICIAL

Como já foi explicado neste post aqui – SORRISO GENGIVAL #3 – existe uma solução definitiva e cirúrgica para o “sorriso alto”. Entre no link e veja que também é possível melhorar a condição com aplicação de Botox, que vai paralisar certa musculatura, diminuindo a gengiva que fica à mostra. O Botox precisa de retoques semestrais, diferente da cirurgia de compressão da maxila, que é definitiva. Clique no link acima e veja.

Recontorno Gengival (3) 2013 Dicas Odonto LINHA DA MARGEM

O que acaba se tornando fora da estética esperada é que os dentes estão cobertos pela gengiva, deixando-os todos quase do mesmo tamanho. Cada dente tem um formato e um contorno de margem gengival e isso faz muita diferença no sorriso estético.

Na cirurgia, cortamos um grande pedaço da gengiva e diminuímos sua espessura, mostrando as coroas dos dentes. Foi possível notar a margem gengival mais harmônica já na consulta de pós operatório feita uma semana após o procedimento neste caso.

O aspecto final do sorriso é bastante animador. Lembrando que essa cirurgia possui limites. Ela melhora bastante a harmonia do sorriso. Se o paciente quiser fazer o próximo passo com Botox ou com cirurgia ortognática, fica à sua escolha.

A papila gengival (região triangular de gengiva que fica entre um dente e outro) inflamada acaba melhorando e dando um sorriso mais bonito. O dente 11 (incisivo central direito) foi restaurado e aumentado para ficar igual ao seu vizinho. O procedimento todo durou em torno de 1 hora e meia. É recomendado que o paciente fique em repouso de 2 ou 3 dias. 

*** As imagens do resultado final não são publicadas por causa do Código que Ética Odontológica que não permite a publicação de imagens “Antes e Depois”. Agradeço a compreensão. Acreditem em mim. Ficou muito bacana. ***

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto