A alimentação exerce grande influência sobre o indivíduo, principalmente sobre a sua saúde, sua capacidade de trabalhar, estudar, divertir-se, sua aparência e sua longevidade. A alimentação adequada baseia-se em ingerir alimentos de todos os grupos, em quantidades e frequência individualizadas, atendendo assim as necessidades diárias de nutrientes de cada indivíduo.

fruta1

Na saúde global do indivíduo, inclui-se a saúde bucal, relacionada a dentes e gengivas. A boca é a porta de entrada dos alimentos e o local onde é feita a mastigação, processo tão importante no início da trituração dos alimentos e onde se inicia a digestão dos carboidratos, pelas enzimas contidas na saliva. 

Todos nutrientes como proteínas, carboidratos, lipídeos, minerais e vitaminas são necessários ao bom funcionamento do organismo e à manutenção da saúde.

Entretanto, no tocante a saúde bucal, podemos citar o cálcio, o fósforo, e as vitaminas A, D e C, como fundamentais para a saúde dos dentes e gengivas.

alimentos_saudaveis

CÁLCIO

Quase 99% do cálcio contido em nosso corpo, está nos ossos e dentes. 

Função: indispensável na formação dos dentes.

Alimentos: leite e derivados (queijos, iogurtes, coalhada, creme de leite), verduras verdes escuras, sardinha e gema de ovo.

FÓSFORO

Função: indispensável na formação dos dentes; contribui para a absorção do cálcio.

Alimentos: Leite e derivados (queijos, iogurtes, coalhada), peixes, fígado e ovos. Embora

esse mineral esteja presente na maioria dos alimentos.

VITAMINA A

Função: importante na resistência da estrutura dental (formação do esmalte).

Alimentos: leite e derivados (queijos, creme de leite, manteiga), margarina, gema de ovo, fígado, óleo de fígado de peixes, bacalhau, frutas e legumes de cor amarelo-alaranjado(cenoura, moranga, abóbora, manga) e os verde-escuros (mostarda, couve, agrião e almeirão).

VITAMINA D

Função: fundamental para a absorção do cálcio e do fósforo e perfeita calcificação dos dentes.

Alimentos: São poucos os alimentos considerados fontes: gema de ovo, fígado, manteiga e pescados gordos. As maiores concentrações de vitamina D encontram-se no arenque e na cavala, sardinha, atum e alimentos enriquecidos.

Importante salientar, que para a adequada absorção do cálcio é necessário a exposição da pele à luz solar, para a conversão da vitamina D, já que as fontes alimentares são escassas.

alimentos1

VITAMINA C

Função: fundamental para a produção de uma substância dentro da célula necessária a construção da dentina.

Alimentos: A vitamina D é amplamente encontrada nas frutas cítricas e folhas verdes cruas. As melhores fontes são: kamu-kamu, laranja, limão, acerola, morango, caju, abacaxi, brócolis, repolho, espinafre, entre outros.

A saúde bucal também depende de hábitos saudáveis como: ingestão de, no mínimo, 2 litros de água por dia, consumir frutas com casca pois ajudam na limpeza dos dentes, evitar o consumo de bebidas e alimentos açucarados, efetuar uma higienização diária adequada e ir regularmente ao dentista.

Silvania C. C. Sergent

CRN3 – 20.185

Nutricionista

Especialização em Nutrição Clínica

Blog: http://silvaniasergent.blogspot.com

Facebook: http://facebook.com/nutricionistasilvania.c.c.sergent