Se fala muito em implante hoje em dia. Os implantes dentários estão popularizados aqui no Brasil. Afinal, o que é o implante? Do que ele é feito? Onde que é possível colocar? Qualquer pessoa pode passar por tratamentos com implantes dentários? Fique por dentro aqui no Dicas Odonto.

implante dentario

Quando você perde um dente permanente, o implante entra em cena. Ele serve como um substituto do dente. O implante em si é um parafuso de titânio que é colocado no osso da maxila ou da mandíbula. Sobre este parafuso, colocamos uma prótese que pode ser colada ou aparafusada. 

affordable-dental-implants                        implant-crown

– Por que o implante é feito de titânio? – O titânio é um metal extremamente biocompatível, que não sofre corrosão e nem rejeição do nosso sistema imunológico. Os implantes vêm estéreis de fábrica e alguns podem ter sua superfície tratada para melhorar ou acelerar a integração no osso.

– O que é Osseointegração? – É o conceito estudado desde a década de 60 no qual se baseia toda implantodontia atual. Existe formação óssea ao redor do implante de titânio. Isso permite a colocação de carga sobre esses parafusos que ficam ancorados nas maxilas.

– Qualquer pessoa pode receber implantes dentários? – Sim, contando que já esteja com o crescimento facial finalizado (após a puberdade) e que esteja com boa saúde geral. O cirurgião dentista avalia cada caso separadamente com ajuda de exames complementares como exames laboratoriais, radiografias e tomografias.

              Implante                       Implante

– Quando os implantes estão contra indicados?1) Quando não há osso suficiente para a ancoragem dos mesmos. Nesses casos avalia-se a possibilidade de fazer cirurgias de enxerto ósseo. 2) Quando o paciente está com alguns problemas de saúde geral, como diabetes sem controle correto, ou problemas com a cicatrização, por exemplo. 

– Qual a taxa de sucesso das cirurgias de implantes dentários? – Hoje fala-se em 95% de sucesso em média, quando o paciente não é fumante. Em pacientes fumantes, a cicatrização fica alterada e a taxa de sucesso cai drasticamente. 

– Quando o implante é colocado, eu já saio do consultório com dentes fixos? – Depende. Tudo vai depender da quantidade ideal de osso tanto na altura quanto na espessura, além do tipo de osso e a região da boca. O travamento inicial dos implantes também é decisivo na hora de indicar a chamada “estética imediata”. Geralmente é conseguida através de provisórios fixos, “fora de mordida”, sobre o parafuso do implante. Nos casos que impossibilitam dentes imediatos sobre os implantes, usamos outros tipos de prótese como móveis ou adesivas (coladas nos dentes adjacentes).

Anatomia do implante dicas odonto

 

– A estética fica perfeita, como se fosse meu dente? – Depende muito. Às vezes, a perda óssea é tão extensa que o dente pode ficar um pouco “comprido”. Isso tudo vai ser analisado e discutido antes do procedimento e deve ser conversado com o paciente. Essa parte é uma das mais importantes para controlar bem as expectativas quanto ao procedimento com implantes.

– Quais são os riscos da cirurgia? – Mínimos e bem controlados. A cirurgia deve ser feita com muito critério e o paciente é sempre medicado para não haver risco de infecção e dor. É muito parecida com uma cirurgia de extração de dente, com anestesia local.

– Tenho medo. Posso fazer essa cirurgia com sedação? – Pode e isso deve ser conversado com seu dentista. Isso pode encarecer um pouco o procedimento. Alguns profissionais chamam um médico anestesista para sedar o paciente em seu consultório, com o mesmo sedativo que se faz quando você vai fazer endoscopia. Em outros casos pode-se usar a sedação com óxido nitroso.

Tem mais perguntas? Pode deixar nos comentários que a gente responde.

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto