Ferida das mais incômodas da boca, a afta é extremamente comum. Ela ataca preferencialmente a mucosa interna do lábio, das bochechas e da língua. É preciso um pouco de paciência e realização de tratamentos paliativos sobre ela, para aliviar os sintomas e esperar ela passar.

afta 2

O nome chique da Afta é Ulceração ou Estomatite Aftosa Recorrente. À grosso modo, podemos dizer que a mucosa da boca é formada por duas camadas superficiais: a epitelial que serve de proteção e a camada de tecido conjuntivo onde encontramos bastante irrigação sanguínea e terminações nervosas. Quando há uma erosão dessa camada epitelial protetora e exposição do tecido conjuntivo logo abaixo, chamamos de úlcera ou ulceração. Sim! Essa úlcera acontece no seu estômago também, por outros motivos, mas é uma ferida com exposição de tecido muito vascularizado e com terminações nervosas. Por isso que dói e incomoda bastante.

O problema é que a Afta pode ter várias causas, algumas ainda desconhecidas pela ciência. Quando isso acontece, dizemos que a condição é idiopática, isto é, sem etiologia definida. Mesmo assim, sabemos que ela tem relação forte com o sistema imunológico ou com doenças sistêmicas e algumas manifestações virais. 

afta[1]

As Aftas podem aparecer por vários motivos:

Traumas de mastigação, de escovação ou queimadurasQuem nunca mordeu a bochecha sem querer? Ou a língua? A mordida fere a mucosa, expondo o tecido conjuntivo citado acima. Essas feridas são aftas por trauma. Podem aparecer também quando comemos alimentos muito quentes (cuidado com os recheios quentes) ou ainda por queimaduras químicas.

Provável afta por trauma causado pelo aparelho ortodôntico

Provável afta por trauma causado pelo aparelho ortodôntico

– Estresse emocionalA afta tem grande relação com o nosso emocional. Quadros depressivos, momentos difíceis de nossa vida podem gerar feridas como estas.

– Doença de Crohn´s, Colite Ulcerativa, Diabetes, Pacientes em tratamento para o câncer ou portadores de HIV – São doenças sistêmicas que acabam produzindo aftas na boca. A boca seca da Doença de Chron´s, por exemplo, facilita a erosão epitelial e exposição do tecido conjuntivo. Quem não controla o diabetes também apresenta esse sintoma de boca seca que chamamos de xerostomia. Os portadores de HIV têm sua imunidade comprometida e podem ter aftas recorrentes na boca, também.

– Alterações hormonais – A mulher passa por inúmeras alterações todos os meses com a menstruação. Depois da menopausa, também pode ser comum o aparecimento maior das aftas.

– Deficiências alimentares e falta de vitaminas Mais um motivo para você ter uma alimentação equilibrada. A falta de ferro, ácido fólico e da vitamina B12 pode ser uma causa das feridinhas indesejáveis na boca.

– Alimentos muito ácidos – Isso varia de paciente para paciente. Tem gente que não pode comer um abacaxi que logo depois apresenta várias aftas. Se esse for o seu caso, o jeito é evitar frutas muito ácidas.

– Alterações gástricas – A boca faz parte do nosso sistema digestório. Alterações mais lá embaixo podem ter manifestações aqui em cima, na boca. 

Essa na ponta da língua é bem chata, não?

Essa na ponta da língua é bem chata, não?

– Infecção viral prévia – Alguns autores de estudos relacionam algumas infecções virais com o aparecimento das aftas.

– Baixa imunidade – Momentos de resfriado, gripe ou doenças que deixam o nosso sistema imune para baixo podem fazer com que as ulcerações apareçam.

– Logo depois de aplicação de anestesia – Em alguns casos temos o aparecimento de aftas ao lado da picada da anestesia. Uma reação chatinha do organismo àquele pequeno ferimento. 

E o tratamento?

Aí depende. Na grande maioria dos casos citados acima, a afta se resolve sozinha. Esperar de 4 a 15 dias faz parte. Existem dentistas que optam pela cauterização da úlcera em casos mais graves e incômodos. Outros optam pelo simples controle com pomadas tópicas. Porém, o mais importante de tudo é o correto diagnostico da lesão por um dentista. Por isso, se as aftas estiverem crônicas, causando muito incômodo, vale à pena investigar junto com um dentista quais poderiam ser as causas dessas manifestações.

O Blog Medo de Dentista fala sobre o assunto AQUI

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto