Vocês podem achar inúmeros vídeos e sites que mostram a anatomia de forma digital, buscando pelo assunto na Internet. Isso já é corriqueiro. A novidade desta tecnologia é que ela mostra a sensação real de aplicar uma anestesia, por exemplo, para um aluno de odontologia.

Anestesia em cabeça digital 3D

A Escola de Artes e Centro de Mídias de Glasgow produziu uma cabeça e um pescoço digitais para o aprendizado de médicos e dentistas. Além da cabeça poder ser visualizada em todas as suas camadas, como sistema nervoso, sistema circulatório, músculos, pele, ossos e etc, é possível sentir a resistência de cada tecido. Para entender melhor veja o vídeo:

[vimeo]64395032[/vimeo]

Normalmente, treinamos em frutas ou em modelos anatômicos antes de começar a realizar o procedimento nos pacientes. Com esta cabeça virtual e alguns acessórios é possível ter a perfeita sensação de estar perfurando os mais variados tecidos com uma agulha de anestesia. 

[vimeo]64395033[/vimeo]

As notícias não dão mais detalhes, mais seria extremamente interessante se os alunos de odontologia pudessem simular preparos em dentes com uma broca de alta rotação ou ainda extrações dentárias, para entender melhor sobre técnicas cirúrgicas antes de começar a fazê-las nos pacientes de verdade. É claro que se a cabeça fizer sucesso e for eficiente, podem esperar que o resto do corpo vem aí, logo logo.

Fonte – AQUI

Mais vídeos e informações sobre a Cabeça Digital – BLOG VIDA DE DENTISTA

Dica da leitora Flavia

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto