Provisório deve ter estética, formato e término ideal. Já falamos sobre a importância de um provisório para o periodonto AQUI. Agora o caso parece mais complicado, quando um paciente aparece como você pode ver na figura abaixo:

Provisório DicasOdonto (1)

Uma massa disforme de resina (RAQ) compõe este provisório. Fica meio difícil de entender o que é dente natural e o que é provisório. Há uma dificuldade de selamento labial, de fala e de sorriso. Parece que o provisório estava servindo de contenção também, pois o dente 11 apresentava mobilidade Grau III, praticamente perdido.

O provisório dentário deve:

– Permitir a higienização do local. Ele não pode estar tão perto dos dentes e da gengiva, sem dar espaço para um fio dental ou uma escova interdental.

– Estar completamente polido para não acumular placa bacteriana.

– Seguir uma harmonia e devolver funções normais dos dentes como a mastigação.

– Dar conforto para o paciente enquanto ele espera pelos definitivos.

– Ser de fácil remoção e de fácil recolocação. Isso facilita o trabalho de dentista durante as sessões.

– Respeitar o espaço biológico para que a gengiva fique saudável no local.

Não foi fácil, mas em algumas sessões foi possível melhorar consideravelmente a situação bucal deste paciente. Por diversos motivos, optou-se por exodontia do dente 11, um provisório de acrílico fixo sobre o dente 23 e uma prótese parcial removível provisória imediata para os espaços restantes. 

Provisório DicasOdonto (2)

Daí para frente, o paciente pode optar por reabilitação com implantes ou com prótese parcial removível definitiva, além de uma prótese fixa no dente 23. São passos que a odontologia fornece para a resolução de certos problemas bucais provisoriamente. Toda condição bucal teve melhora, sem acúmulo de placa sobre o provisório, sem problemas de dicção e melhor ainda, sem problemas para sorrir um pouco melhor.

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto