Taxa do Lixo – TRSS de São Paulo – Você paga caro, dentista

As clínicas e consultórios geram resíduos contaminados todos os dias. Aqui em São Paulo, existe uma taxa que deve ser paga trimestralmente para que um serviço da prefeitura recolha esse lixo contaminado. 

taxa do lixo

A casa nunca perde. Os impostos levam grande parte do nosso dinheiro embora, sejam eles municipais, estaduais ou federais. Neste ano, a taxa do lixo teve um aumento de 76%. O valor cobrado por trimestre no ano passado era de R$ 132,90 e subiu para R$ 234,71. Um aumento absurdo e abusivo, acima de qualquer índice.  Se você olhar no site da prefeitura de São Paulo, vai ver que a taxa foi reajustada em 33,42% em 2012. Outro reajuste considerado abusivo.

Pior que tudo isso: algumas pessoas consideram que esse imposto caracteriza bitributação, pois o IPTU já carrega valores de recolhimento de lixo. A taxa é organizada de maneira injusta também, pois os profissionais pagam este valor na categoria “até 20 quilos de resíduos por dia”. Isso quer dizer que grandes clínicas se beneficiam, se compararmos com consultórios particulares pequenos, que devem gerar no máximo (estourando) 2 quilos de lixo por dia. Não seria mais justo criar uma nova categoria para os pequenos consultórios que produzem menos lixo? 

E quem deveria brigar e levantar nossa bandeira perante a prefeitura ? Sindicato ? CROSP ? CFO ? Não sei, mas pagamos os conselhos e o sindicato para que eles lutem pela nossa classe, o imposto vai crescendo em números altíssimos e ninguém fala nada. Será que os pacientes vão achar absurdo se aumentarmos nosso preço em 76 % de um ano para o outro? É óbvio que sim! Vão nos chamar de ladrões, mercenários, magnatas, boa vida e etc. Tabelas de convênio nem tem reajustes anuais e as taxas vão subindo sem dó nem piedade. 

O que adianta sermos isentos de ISS, se outras taxas sobem dessa maneira? Parece que o governo alivia de um lado e recolhe no outro. 

Os dentistas também não clamam por mudanças nesse sentido. Nos grupos de Facebook, acompanho muita preocupação com a imagem que o Adnet e o Dentista Mascarado estão passando da odontologia … Gente, vamos nos preocupar com coisas sérias? Até porque os conselhos e sindicatos não devem fiscalizar e se preocupar com atores, autores, obras de ficção, propagandas e programas de televisão. Eles devem se preocupar com os dentistas e com os problemas da nossa profissão.

*Atualização – Dia 19/06/2013 – A prefeitura aceitou conversar – VEJA AQUI

*Atualização – Dia 27/06/2013 – PETIÇÃO PARA REVISÃO DA TRSS – ASSINE!

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto

Procurando Livros

5 Responses to Taxa do Lixo – TRSS de São Paulo – Você paga caro, dentista

  1. t. m. ishihara says:

    a prefeitura jamais recolheu o lixo do meu consultório, mas está exigindo cobrança de cinco anos retroativos. pode isso?

  2. Daniel Cunha says:

    Boa tarde !
    Tenho uma pequena clinica e recolho a TRSS em nome do dentista responsavel, porem como pessoa fisicia.
    A prefeitura esta querendo multar os dentistas que trabalham aqui esporadicamente.
    falei que esta tudo recolhido certinho como dentista responsavel
    Mas eles insistem que cada um deve ter o seu.
    Pode isso ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*