Após a estréia do primeiro capítulo, podemos dar algumas orientações para a equipe do seriado não cometer mais gafes odontológicas, confira!

Dentista Mascarado 2 Dicas Odonto 2013

O seriado O Dentista Mascarado estreou. A gente percebe (no Facebook, principalmente) que muitos dentistas ficaram nervosos e outros (como eu), não estão nem aí. Estamos dando risada. Bom, nem tanta risada, porque acho que eles não conseguiram ser tão engraçados. Só me arrancaram sorrisos, diferente das gargalhadas prometidas pelo diretor da série. O jeitão abobalhado do dentista não me incomoda, até porque todos os outros personagens tem seus lapsos de burrice que servem para a graça da trama.

A gente entende que existe uma grande liberdade poética para que as coisas tenham graça e para vocês, roteiristas, poderem zoar os dentistas à vontade. O problema é que vocês não sabem nada de odontologia e a gente percebe isso quando vocês cometem algumas gafes, elencadas à seguir:

– Carpule veterinária – 

O dentista Paladino aparece duas vezes segurando uma carpule – seringa usada pelos dentistas para dar anestesia. O problema é que essa carpule é uma versão ampliada da que usamos no nosso dia-a-dia. Essa que aparece é uma carpule veterinária (!!!) que pode ter sido apenas um erro grosseiro ou uma atitude proposital, para que o objeto pareça maior e mais assustador na televisão.

– Molde duro ou mole ? –

Em um determinado momento do seriado, o Adnet vai moldar um paciente e faz a piada mais velha da odontologia (o Dr. A. Zedo já fazia essa no seu começo de carreira, em 2006). Aí ele explica que o molde entra mole e sai duro. Só que ele segura uma moldeira com alginato geleificado endurecido já. O molde já foi tirado! Podiam, pelo menos ter enfiado o alginato mole na boca do senhor desdentado. Ia ser mais engraçado. Aí ele manda o paciente morder a moldeira… hahahahaha. Não é assim que faz … Nem preciso falar sobre a posição da cadeira para moldagem (não se molda paciente deitado). Quer outra piada de moldagem, bem parecida?  – CLIQUE AQUI –

Dentista Mascarado Dicas Odonto 2013

– “Derreta as 69 coroas de ouro e pegue o dinheiro de volta com o fornecedor! –

Coroas de ouro não são de ouro puro, deste usado em jóias. As coroas de ouro são ligas metálicas – Ouro misturado com outros metais como cobre, prata, platina, paládio ou zinco, geralmente. Não é possível derreter e vender à preço de ouro, porque elas não são formadas de ouro puro.

– Conselhos de Odontologia – 

Há uma discussão entre o protético e o dentista na delegacia onde eles querem um denunciar o outro. Eles citam o “Conselho Municipal de Odontologia”, “Conselho Estadual de Odontologia” e o “Conselho Nacional de Odontologia”. Nenhum deles existe. Não sei se eles não podem falar os nomes corretos dos Conselhos, mas temos o Conselho Regional em cada estado e o Conselho Federal de Odontologia. E a piada que vem depois é fraca. 

 –  Molde arrancando dentes – 

Mesmo se você deixar o paciente com o molde na boca o dia inteiro, você não vai conseguir que seus dentes sejam arrancados na hora de tirar a moldeira. Salvo em situações onde os dentes estariam perdidos por problema periodontal. Eu pensei que ele estava moldando aquele senhor do olho esbugalhado (ver foto) para fazer uma prótese total, visto que ele é desdentado – dá para ver pelo perfil quando ele chega ao consultório e a diminuição da Dimensão Vertical!

– “Fratura do pré-molar com nervura exposta” –

Hahahaha, eu ri dessa frase, porque quem tem nervura exposta é bife. Foi uma pérola. VEJA MAIS PÉROLAS AQUI. Depois vemos um “close” da boca do Diogo Vilela. Não falta dente nenhum e podemos ver seu protocolo sobre implantes, novinho. Não seria possível o dente pré-molar voar com um soco, se ele está com a boca toda cheia de próteses. 

– Anestesia que faz a pessoa desmaiar – 

Lá vem o Adnet com sua carpule veterinária. Ele faz uma piada, e injeta sem muita vontade no lado direito do peito da Taís Araújo e ela desmaia. A cena ficou bem infantil. Eu esperava um pouco mais da produção global.

Será que vamos achar mais gafes dessas nos próximos episódio? Globo, me contrata! Posso ser consultor de vocês e aí vocês podem usar o Dicionário Odonto-Povo do Dicas Odonto no seriado, heheheheehe.

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto