Todos sabem que uma anamnese completa é de suma importância para o sucesso de qualquer tratamento dentário. Cabe ao dentista investigar sobre os efeitos adversos que os medicamentos que os pacientes tomam podem trazer para nossos procedimentos na clínica diária.

BRONJ Bifosfonatos Dicas Odonto

Segundo dados do ano de 2010, 190 milhões de pessoas no mundo usam o medicamento Alendronato de Sódio. Um número expressivo. Esse medicamento é utilizado por pacientes portadores de osteoporose, principalmente mulheres, após a menopausa. Quando um paciente informar que usa tal medicamento ou qualquer outro da família dos bifosfonatos, devemos ficar alertas caso seja necessário alguma intervenção que vá mexer com o osso como por exemplo a instalação de implantes dentários. Nessa hora, o interessante é entrar em contato com o médico para conversar sobre a possibilidade de troca ou suspensão do remédio. Caso isso não seja possível, deve agir com muita cautela na hora de indicar cirurgia de implantes, principalmente se o medicamento estiver sendo usado por meio de injeções.

Essa família de medicamentos pode ser administrada por via oral ou intra venosa. Alguns pacientes que têm histórico de câncer nos ossos podem ter tomado ou estar tomando medicamentos como Pamedronato e Zoledronato. A correlação entre o uso desses medicamentos e as lesões de necrose óssea foi relatada pela primeira vez em 2003.

Ações indesejadas dos bifosfonatos, relacionadas a cavidade oral:

– Inibição da angiogênese – deixando o trabeculado ósseo com muito pouca ou nenhuma irrigação sanguínea. Essa irrigação é mais do que necessária para que os osteoblastos possam chegar na superfície dos implantes para que a osseointegração ocorra ou mesmo para a simples cicatrização óssea em caso de exodontia. Isso ajuda a aumentar o risco de necrose óssea.

– Indução de Queratinócitos a apoptose – as células que vão formar a mucosa sobre a ferida de qualquer cirurgia na cavidade oral estarão sujeitas a uma morte programada. Isso explica a exposição óssea. A morte das células pode ocorrer espontaneamente em alguns casos, formando úlceras em várias regiões da boca.

– Presença de ulcerações (aftas) – na própria cavidade oral e no esôfago de pacientes que usam este medicamento. Os Bifosfonatos apresentam grande toxicidade aos tecidos moles.

BRONJ Bifosfonatos Dicas Odonto 2

Se o que falamos acima não for observado, o paciente estará sujeito a adquirir uma lesão chamada de BRONJ (Biphosphonate related osteonecrosis of the jaw) – Osteonecrose dos maxilares relacionada ao uso de Bifosfonatos. A BRONJ é uma ferida dolorosa que não cicatriza, com exposição óssea prolongada, maior que 8 semanas, em pacientes que usam ou usaram Bifosfonatos e não sofreram radioterapia nos maxilares. 

Com tudo isso em mente, o dentista deve tomar muito cuidado, inclusive em procedimentos de extração dentária. A possibilidade de termos problemas na cicatrização óssea da região operada é grande, com aparecimento da osteonecrose no alvéolo após a exodontia de dentes que ficam na região posterior da mandíbula, principalmente. Esta região apresenta maior prevalência dessas lesões por apresentar um osso naturalmente menos vascularizado e uma mucosa mais fina. Também é importante atentar para a presença de doença periodontal ativa, que aumenta em 7 vezes a chance do aparecimento das BRONJs em pacientes que fazem uso desses remédios. 

O tratamento mais indicado para estas lesões é a suspensão da medicação, uso de antibióticos por alguns meses e bochechos com clorexidina à 0,12%. Além disso, precisamos prescrever analgésicos, pois as lesões são muito doloridas e pode-se optar por tratamento com oxigenoterapia hiperbárica para aceleração da recuperação vascularização nos locais lesionados. Em casos mais graves, o osso infeccionado deve ser retirado, podendo causar lesões sérias e extensas.

Fiquem atentos e assistam a aula abaixo, da Dra. Claudia Biguetti, que explica em mais detalhes a relação dos Bifosfonatos e a cavidade oral. A aula está excepcional, muito bem explicada e baseada em evidências científicas.

[youtube]-plL_xLuMmk[/youtube]

Para quem quiser se aprofundar mais ainda no assunto:

ARTIGO CIENTÍFICO de 2008

BIFOSFONATOS – IMPLANT NEWS

Veja a opinião do Blog  VIDA DE DENTISTA 

Veja um post relacionado do Blog MEDO DE DENTISTA

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto