As antigas carreiras médicas de 12 e 14 horas foram extintas dando lugar a carreira de 20 horas. Além disso, os médicos tiveram uma melhora nos salários, com possibilidade de ganhos de bônus por produtividade.

O governo investirá anualmente cerca de R$ 450 milhões para esta reforma dos salários que os médicos do serviço público tanto aguardavam. Com salários mais altos, o governo pretende fixar o médico no serviço público. A mudança foi considerada um exemplo para outros estados, pois além de valorizar o trabalho do médico na rede pública, a competitividade aumenta perante seus salários nos hospitais particulares. Claro que a remuneração ainda não é a ideal, mas houve aumento para valorização.

“O projeto de lei de autoria do Executivo havia sido apresentado no Dia do Médico, 18 de outubro, e foi rapidamente aprovado pela Assembleia Legislativa. A construção da proposta teve a parceria das entidades médicas, entre as quais a Associação Paulista de Medicina (APM)”. Enquanto isso, nossas associações de dentistas estão por aí brigando com sindicato, ou os conselhos mostrando uma bagunça e desorganização com suas eleições.

Enquanto isso, a odontologia está às moscas no serviço público em São Paulo. Os salários também não agradam nem um pouco e desvalorizam o dentista. Recentemente, algumas UBSs estavam com falta de luvas de procedimento M e P , o que mostra um grande buraco na gestão do serviço. Outra curiosidade que aconteceu essa semana foi uma prorrogação em um concurso da Associação de Saúde da Família (PSF). Será que eles não receberam currículos suficientes por causa do baixo salário oferecido? A vaga oferece salário de R$ 6.360,95 para 40 horas semanais. Praticamente o que um médico ganha para trabalhar metade do tempo segundo tabela abaixo:

Tabela carreira de médico São Paulo

E o cargo de Dentista Legista em São Paulo, que não existe? Segundo informações de um grupo do Facebook houve uma conversa via twitter com nosso governador que afirmou que o médico legista tem condições de avaliar a condição dentária do periciado. Então, mais uma vez, somos deixados de fora, com uma clara invasão da nossa área. Se você, dentista, está se especializando em odontologia legal, não poderá trabalhar para o serviço público, pois o cargo é inexistente.

E de que adianta ficar escrevendo artigos reclamando sobre tudo isso? Os dentistas precisam ser mais politizados e sair um pouquinho de visão micro, fechada no meio das quatro paredes do consultório. Vamos pensar macro. As eleições do CROSP estão aí. Eu sei que, independente de quem ganhar essa eleição, as coisas não mudam muito, mas é  a hora de nos fazermos ouvir através do voto.

Notícia da APM 

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto