É cada uma que vemos por aí. A mais nova pintura de muro que circula pelo Facebook acaba de flagrar um protético que atua como dentista! 

Robson protético

Respeito muito os técnicos em prótese dentária, nossos colegas da equipe de saúde bucal. Respeito os profissionais sérios que sabem que protético não pode mexer na boca do paciente. Conheço dentistas que convidam o protético para ir até o consultório para ajudar na confecção de trabalhos junto com o paciente. Acho muito interessante essa parceria. Duas cabeças pensando, uma com a visão de dentista e outra com a do protético. Válido. Perfeito. Agora, quando um protético resolve se travestir de dentista, aí é complicado, porque para mexer em boca é necessário fazer uma faculdade de odontologia. 

O Robson protético está invadindo uma área que não é dele. Ele não tem diploma universitário em odontologia. Ele pode ter experiência e fazer lindas próteses com dentes importados e tal, mas ele não pode encostar na boca das pessoas! E se ele está confiante o suficiente para anunciar seus serviços em um muro da cidade é porque a fiscalização é inexistente. 

O como que a denúncia deve ser feita? Isso é para o pessoal de Pernambuco. Dentistas de Pernambuco, entrem em contato com o CRO-PE. 

Site  – www.cro-pe-org.br

CRO-PE – (81)3194-4900

Vejam o que o nosso Código de Ética Odontológico diz a respeito:

  • CAPÍTULO XVI
    DO ANÚNCIO, DA PROPAGANDA E DA PUBLICIDADE
    Art. 41. A comunicação e a divulgação em Odontologia obedecerão
    ao disposto neste Código.
    § 1º. É vedado aos técnicos em prótese dentária, técnicos
    em saúde bucal, auxiliares de prótese dentária, bem como aos laboratórios de prótese dentária fazerem anúncios, propagandas ou publicidade dirigida ao público em geral.
    § 2º. Aos profissionais citados no § 1º, com exceção do
    auxiliar em saúde bucal, serão permitidas propagandas em revistas, jornais ou folhetos especializados, desde que dirigidas aos cirurgiões-dentistas, e acompanhadas do nome do profissional ou do laboratório, do seu responsável técnico e do número de inscrição no Conselho Regional de Odontologia.
    § 3º. Nos laboratórios de prótese dentária deverá ser
    afixado, em local visível ao público em geral, informação fornecida pelo Conselho Regional de Odontologia da jurisdição sobre a restrição do atendimento direto ao paciente;”

É através de uma denúncia que o Conselho pode ir atrás desse protético e tomar as medidas cabíveis. Se o Robson teve coragem de anunciar assim, imagina quantos não fazem o mesmo? Vamos acordar pessoal. Pacientes também. Não aceitem fazer procedimentos com um profissional que não tem formação para tal. 

*Atualização 17/06/2015:

Não estou desvalorizando de modo algum o trabalho do protético que é essencial para a odontologia. O técnico em prótese dentária é um profissional capacitado para mexer com os mais variados materiais dentários em laboratório e confeccionar qualquer tipo de prótese, aparelho dentário, entre outras peças fundamentais para a odontologia. Não há generalização. São parte da equipe de trabalho da odontologia. O que não pode é o tipo de propaganda específica que vemos na imagem. Cada um com sua atribuição, cada um na sua parte do trabalho com o objetivo final de devolver estética e função dental para os pacientes. Não acredito que protéticos sérios e competentes concordem com a propaganda acima. 

Fonte: Facebook

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto