O Congresso Interdisciplinar de Odontologia de São Paulo da APCD de 2013 foi um grande evento. Foram quatro dias de cursos, negociações, novidades, lançamentos de produtos e encontros com colegas e amigos durante a feira.

Conversando com muitos colegas e perambulando pela feira pude ter algumas impressões sobre o que os dentistas acharam do evento que aconteceu no Expo Center Norte entre os dias 31/01/2013 e 03/02/2013. Além disso, faço parte, como voluntário, da organização dos Congressos de Odontologia há 11 anos, sem ocupar cargos de coordenação ou chefia. Isso me dá uma visão ampla desse evento. Os pontos negativos e  positivos que vou elencar à seguir são críticas construtivas, que objetivam a melhora de eventos posteriores.

– PONTOS NEGATIVOS –

– Estacionamento muito caro Eu acredito que isso não seja culpa da organização, pois eles não devem ter controle sobre o preço cobrado pelo estacionamento do Expo Center Norte.  Por outro lado poderia ser subsidiado de alguma maneira. Se o congressista de São Paulo usar o estacionamento pelos 4 dias, ele gastaria R$ 120,00. Com certeza, o dentista acaba indo apenas um dia no evento, o que diminui muito número de pessoas na feira. Valor para estacionamento de motos – R$ 20,00.

Estacionamento caro demais Dicas Odonto CIOSP 2013

Uma sugestão (não sei se viável) – Abrir o estacionamento para as empresas do ramo odontológico. Assim as empresas pagariam por isso em troca de patrocínio. A próprio ônibus circular tinha uma propaganda de uma grande empresa de pastas de dente.

– Os painéis e mesas demonstrativas ficam escondidos – A parte científica dos estudos e de trabalhos fica em um lugar escondido no 2º andar, longe da feira. Eu me lembro que antigamente, os painéis ocupavam um espaço bem grande e de vasta circulação junto da feira, quando o Congresso ainda era realizado no Anhembi.

– Os vendedores são “atenciosos demais” e as promoções são ruins – Sabe quando você vai no Shopping Center e você nem pode parar em frente a uma vitrine que os vendedores vêm correndo lá de dentro da loja para tentar vender alguma coisa para você? Muita gente não gosta disso. Parece que há um grande desespero nos vendedores. Sem contar “grandes supermercados dentais” que adotaram métodos duvidosos de venda. Lembram da loja em a personagem Suélen de Avenida Brasil trabalhava? Pois é. Um vendedor com voz aveludada anuncia as promoções como se estivéssemos na 25 de março. “Que luxo” #NOT.

As promoções do Congresso não são mais como antigamente. A gente realmente encontrava produtos com preços promocionais. Neste ano não comprei nada. Em muitos stands você só consegue bons preços se comprar grandes valores. Fui até o Stand de uma empresa renomada de brocas, pois precisava de brocas novas para cirurgia. Eles não tinham as brocas! Não é que acabou o estoque. Eles não tinham. Mudou minha visão sobre a empresa, para pior.

Eu presenciei uma cena inusitada. Uma grande empresa de materiais de implantes dentários realizou uma moldagem para prótese sobre implante em seu stand, em um paciente de verdade, ao vivo. Muita gente parou para assistir. À princípio pareceu bacana, mas não acredito que o pessoal da biossegurança ficaria contente. O paciente ficou exposto em lugar aberto enquanto garçons serviam cerveja e refrigrante para alguns espectadores. Poderiam ter feito isso em um consultório montado em ambiente fechado  dentro do stand mesmo. 

– Comida muito cara na praça de alimentação  Isso sempre foi assim. A desculpa dos restaurantes é que o espaço adquirido para venda de comidas e bebidas é muito caro. E daí? Aí o congressista tem que arcar com o investimento da empresa? Este ano tinha uma lanchonete Bob´s lá dentro com preços de cair o queixo, quase o dobro do que cobram fora de lá. 

– O que??? Não tem WiFi??? Esse ano a APCD investiu em um App para IOS e Android. A ideia é genial. O App do CIOSP. Ali você encontraria todas empresas, localização de stands, palestras e palestrantes. Muito funcional e bonito, mas sabemos que a Internet 3G não pega muito bem em ambientes fechados como o pavilhão do CIOSP. Portanto, se você não disponibiliza Wi Fi, nem que seja em algum local específico, o App se torna inútil. As pessoas se debruçavam sobre um dos mapas no centro da feira.

– PONTOS POSITIVOS –

– Segurança e Infra Estrutura perfeitas – Impecável neste ano. Os seguranças são muito educados e atenciosos, muitos deles os mesmos do ano passado. Eles já conhecem o evento e o seu funcionamento. Há um espaço para atendimento de urgências médicas, como em todos os congressos passados, que é muito eficiente. O pavilhão estava sempre fresquinho com a temperatura controlada e a limpeza constante do chão e dos banheiros mostrava que neste quesito o Congresso sempre se supera.

– Criançódromo – Espetacular. Não digo isso apenas porque fiz parte da organização deste espaço ímpar. A oportunidade que o Criançódromo dá aos dentistas de trazerem seus filhos para a feira e deixá-los em um lugar como este é única. Recebi um médico ortopedista que visitava o CIOSP. Ele ficou encantado com o espaço. “Nunca tinha visto isso em Congresso nenhum!”. As crianças são separadas por idades e acompanhadas por monitores em atividades lúdicas e educativas. Além disso, foram disponibilizados espaços para trocas de fraldas, amamentação, lanches para as crianças e um escovódromo.

Criançódromo 2013 Dicas Odonto

–  Diversidade de Cursos – Os temas dos cursos estavam muito interessantes, apesar de curtos. A inserção de discussões no âmbito da odontologia hospitalar, com um auditório voltado apenas para este tema foi muito bem vinda. Outro auditório abordou apenas assuntos relativos à osseointegração e implantes.   

– Ônibus circular do metrô para a feira – Marca registrada de todos os CIOSPs que presenciei. Uma ótima alternativa para quem vai ao evento de metrô. Os ônibus ficam levando e trazendo congressistas o dia inteiro, sem parar. Dica para quem achou o estacionamento do Expo Center Norte caro: no ano que vem parem em estacionamentos ao lado da APCD Central, em frente ao metrô Tietê e podem ir de ônibus circular ao evento.  

Sobre as filas para pegar brindes, nem vou comentar. Já se torna repetitivo. Isso na verdade não chega a ser um erro das empresas. Parece que é cultural da maioria dos dentistas que frequentam a feira. Perder horas em uma fila para sair com uma caixinha de mini pastas de dente. Em um resumo diria que o evento foi satisfatório, mas pode ser muito melhor no ano que vem. Manter o foco da grande feira e ao mesmo tempo aumentar a carga científica. O CIOSP é sempre um bom local para reencontrar colegas e colocar as conversas em dia.

E você, doutor? O que achou? Deixe seu comentário!

Opinião das ODONTODIVAS

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto