Uma história mais do que curiosa está bombando nas notícias internacionais. Uma menina de 4 anos foi ao dentista, foi sedada e saiu de lá com todos os seus dentes de leite cobertos de coroas de metal. Todos??? Sim. Todos.

Abaixo da manchete do site Mail Online vemos a seguinte frase: “Savanah White, 4 anos de idade, acordou de uma soneca em Phoenix, estado do Arizona, com a boca cheia de metal”. E aí? Será que o dentista pirou? Como não sou odontopediatra, gostaria de saber a opinião de meus colegas especialistas nessa área. Vejam as fotos:

Menina dentes de metal 2

Fonte – http://www.dailymail.co.uk/news/article-2262927/Dentist-silver-crowns-little-girls-teeth.html

Aprendemos na graduação que em muitos casos ainda se deveria usar o amálgama de prata, como por exemplo em restaurações extensas em pacientes com alto risco de cárie. A restauração prateada era muito bem vinda em dentes do fundo por ser mais resistente e proteger melhor os dentes da cárie. Com a evolução das resinas compostas (restaurações brancas, da cor do dente) e com algumas pesquisas mostrando que o mercúrio do amálgama pode trazer malefícios para a saúde, a famosa “obturação preta” caiu no desuso. Agora, coroas metálicas em crianças de 4 anos? Isso é muito incomum.

O procedimento foi analisado por um conceituado odontopediatra norte americano, Dr. Richard Chaet, com 30 anos de experiência que assinou embaixo: “O tratamento foi totalmente necessário por causa do nível de destruição dental da menina”. Mais uma vez, começamos a enxergar os verdadeiros culpados pelo sofrimento dessa menina – os pais. Lendo a notícia podemos ver muito bem que a mãe estava apavorada com o “horror” que o dentista (não identificado) fez com sua filha, mas a menina estava com a boca destruída. Com 4 anos de idade, os responsáveis pela saúde bucal e geral desta criança são os pais. No vídeo da reportagem a mãe diz: “Só quero que outros saibam o que acontecem por aí…” Como se a culpa dos dentes destruídos da criança fosse do dentista.

Menina dentes de metal

Fonte – http://www.dailymail.co.uk/news/article-2262927/Dentist-silver-crowns-little-girls-teeth.html

Ao mesmo tempo, o dentista podia ter pensado um pouco na aparência da menina. A reportagem fez uma foto que compara a menina ao “Jaws” – antigo vilão do James Bond que tem dentes metálicos. Coitadinha. Ela é a única inocente nessa história toda. No final da reportagem vemos que a mãe levou a menina em outro dentista que colocou Coroas Veneers (coroas de metal com porcelana) na criança, melhorando a questão estética. Veja foto abaixo:

Menina dentes de metal 3

Fonte – http://www.dailymail.co.uk/news/article-2262927/Dentist-silver-crowns-little-girls-teeth.html

O negócio é seguinte: As crianças não podem ter uma dieta com muito açúcar fora de hora e principalmente antes de dormir. Mamadeiras com leite e achocolatado de noite são um perigo para cáries super destrutivas. Até os 7 anos de idade recomenda-se que OS PAIS escovem os dentes das crianças. Tem que acostumar, sem choro nem manha. Dentes de leite não podem apodrecer simplesmente por serem de leite.

Imaginem o trauma dessa menina? Chegar na escola ou sair na rua com uma boca metálica dessas? Agora sim ela faz jus ao seu sobrenome – “White”! E aí, meus colegas? Deixem sua opinião.

Link da notícia no site Globo.com

Link do site Mail Online – aqui tem um vídeo com a reportagem

As Odontodivas também falam sobre o assunto – AQUI

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto