Posso cantar vitória depois de um ano e 9 dias sem cigarro? Não senhor. Porém, agora é muito mais fácil viver sem a nicotina. Devemos tomar cuidado nos momentos de estresse e nas festinhas. 

Diário de um ex-fumante

Não sonho mais que estou fumando. Não penso mais em querer fumar. Como entrei de cabeça na prática de exercícios físicos, é possível não querer nunca mais fumar. Duvido que eu aguentaria correr ou andar de bicicleta na ritmo atual. Não que eu esteja fazendo tempos de maratonista, longe disso, mas o controle do fôlego é outro depois que a gente pára de fumar. Não dá nem para comparar.

Uma coisa que me ajudou muito foi que minha namorada e muitos amigos meus pararam de fumar também neste último ano. Ambientes mais limpos. Chega de perder tempo com uma coisa que mata devagarinho. Dizem que é necessário cerca de 10 anos para que o pulmão fique limpo de toda sujeira do cigarro. Ainda tem chão.

Quero agradecer, de coração, todas as mensagens que as pessoas deixaram nos comentários dos posts passados que me deram muita força para não desistir do compromisso que firmei com meus amigos, leitores e comigo mesmo. Se esta sequência de posts ajudar UMA pessoa a parar de fumar, já vou ficar muito contente.

Procure ajuda médica, se não conseguir sozinho. Fumar mata, estraga os dentes e deixa você fedido, sem olfato e com falta de ar. Joga esta última bituca fora e venha para o mundo SEM Marlboro. Lembrem que até o Cowboy símbolo da “liberdade de fumar” e das propagandas antigas de cigarro, morreu de câncer de pulmão. 

Você Sabia? (Fonte – American Cancer Society)

•20 minutos sem fumar – a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal;

•2 horas sem fumar – já não há mais nicotina circulando no sangue;

•8 horas – o nível de oxigênio do sangue volta ao normal;

•12 a 24 horas – os pulmões começam a funcionar melhor;

•2 dias – o olfato e o paladar melhoram;

•3 semanas – a respiração torna-se mais fácil e a circulação sanguínea melhora;

1 ano – há uma redução de até 50% no risco de morte por infarto do miocárdio; (Eu estou aqui!!!)

•5 anos – há uma redução de até 50% na possibilidade  de desenvolver câncer de pulmão, boca, garganta e esôfago;

20 anos – o risco de desenvolver câncer de pulmão passa a ser quase igual ao de quem nunca fumou.

Saiba mais AQUI

Veja os posts do BLOG SAÚDE do Governo Federal sobre o CIGARRO

Raio X Animado (5)

Um Abraço, 

Equipe Dicas Odonto