Quem tem cabelo vermelho, tem mais medo de dentista! Pelo menos é o que diz uma pesquisa realizada recentemente nos Estados Unidos. 

ferrugem

Pois é, Ferrugem, nem tudo é lindo como no Reino do Relim Plimplim … Está explicado porque você pode ter mais medo de dentista do que as outras pessoas. Ou ainda porque você toma um vidro de Dipirona e a dor não passa! Claro que é apenas uma teoria que precisa de mais estudos, mas parece que ruivos carregam um gene que os deixa mais resistentes a certos analgésicos e anestésicos. Como ir ao dentista para a maioria das pessoas de cabelo vermelho dói mais, eles estão mais propensos a adiar tratamentos dentários. 

A variação do gene parece tornar os ruivos mais susceptíveis a dor. Em março de 2012, pesquisadores do Hospital Universitário de Southampton (cidade portuária da costa sul do Reino Unido) estavam começando seus testes para corroborar esta pesquisa feita nos Estados Unidos – será que eles precisam mesmo de mais anestesia?

O mesmo gene que controla a cor da pele branquinha e o cabelo avermelhado é responsável pela determinação da produção de endorfina, nossos analgésicos naturais. Parece que na pesquisa norte americana, foi constatado que os ruivos tem duas vezes mais chances de adiar as consultas com os dentistas, se comparados a outros grupos.

A dica aqui para dentistas é a seguinte: Se seu paciente ruivo(a) estiver reclamando de dor durante um procedimento, nunca faça pouco caso. Antes da anestesia, exagere nos anestésicos tópicos e use esta informação para educar seu paciente: “Cuide bem dos seus dentes, porque se deixar estragar e for precisar de anestesia, pode doer mais …”. Brincadeiras à parte, #ficaadica.

FONTE – The Independent

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto