Não é corporativismo. Não é porque dentistas querem monopolizar o clareamento dental em seus consultórios. Não é porque os convênios estão deixando os dentistas pobres e eles têm que meter a faca no clareamento. Não é por inveja de uma empresa que chega a praticar propaganda enganosa. É porque estamos preocupados com a maneira com que a informação está sendo passada para a população.

Nesta era da Internet, informação é o que não falta. E “desinformação” também. O “doutor google” sabe de tudo (NOT). Experimente fazer uma busca com a pergunta: “Como clarear os dentes?”  Tirando os primeiros 3 links patrocinados do Google, vemos que os links que aparecem têm informações no mínimo duvidosas. Kits de clareamento caseiro, como clarear seus dentes em casa, dicas de donas de casa e de adolescentes que incluem bicarbonato, limão e casca de banana. Dentista? Oi? Até escrevi um comentário em um desses blogs, dizendo que estamos involuindo e sendo mais parecidos com macacos passando casca de banana nos dentes.

Esses produtos de clareamento que estão sendo lançados no mercado brasileiro já existem no exterior há muito tempo. A maior preocupação dos dentistas é com o uso em larga escala e propaganda de “dentes brancos em 3 dias” ou “dentes brancos em 1 semana”. Como estes produtos são considerados cosméticos pela ANVISA, eles não precisam avisar que seria de bom tom consultar um dentista antes de fazer um clareamento.

Mas, vem cá, por que eu devo consultar meu dentista para fazer um clareamento desses, com tiras 3D que clareiam meus dentes em 3 dias? Porque o produto pode causar alguns problemas como sensibilidade dentinária, por exemplo. Porque ele não clareia próteses, nem restaurações e facetas. Ele não pode ser usado se você estiver usando aparelho. O clareamento não é indicado em paciente com problemas periodontais. E o porquê definitivo: o clareamento feito no dentista é bem melhor e mais duradouro do que o desses produtos e ponto final.

A queixa geral dos dentistas vem sendo sobre o jeito que as propagandas chamam a atenção das pessoas. “Use esse clareamento AO INVÉS de ir ao dentista” – palavras usadas em um “merchan” feito em um programa de muita audiência nas manhãs da TV aberta. Aquele que tem uma galinha verde irritante soprando coisas para a apresentadora, sabem?

O próprio site do produto anuncia assim: “Dentes visivelmente mais brancos em 3 dias. Resultados ainda mais extraordinários em 1 semana garantido. Seguro para o esmalte dental: eficiente ingrediente branqueador, que não causa dano ao esmalte, usado por dentistas. Como assim, usado por dentistas??? Como assim, garantido??? Mentira. 

Em poucas palavras, a super mega empresa com sua hiper ultra campanha multi milionária consegue virar as pessoas contra os dentistas. Minhas únicas armas são este blog e minhas conversas diárias com meus pacientes. 

*Atualização da postagem – dia 22/01/2013:

Carcinógeno nas fitas clareadoras

Fonte: http://www.jcdigital.com.br/flip/Edicoes/15622=21-01-2013/015.PDF

Acredito que a informação se faz necessária. E quando digo informação, me refiro à BOA INFORMAÇÃO. Informação embasada cientificamente, em tantos estudos feitos ao longo dos anos na área do clareamento dental. Pacientes: cuidado com produtos assim. Com promessas muito miraculosas para muita gente. Por que a empresa não vende seu clareamento como um complemento ao do dentista? Como uma manutenção da cor já atingida? Aí sim, ela seria a marca mais indicada, de verdade, pelos cirurgiões dentistas…

As Odontodivas falam do assunto AQUI

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto