Mais contribuições. Novos verbetes. O dicionário de termos odontológicos mais completo e engraçado da Internet! Confira o dicionário completo AQUI.

– Catupiry — Captopril 

Ao fazer a anamnese, a dentista pergunta: ” A senhora está tomando algum remédio?”    A paciente responde: “Sim, Catupiry para a pressão alta.” Você está fazendo isso errado.

– Dente fofo — dente com grande mobilidade

Que definição genial! O paciente ao morder algo sobre os dentes, percebe que ele se mexe, como se estivesse preso em uma gelatina. Então, ele está “fofo” e não duro, como deveria estar. Uma das maiores causas de perda dental – doença periodontal. Em seu estágio mais avançado deixa o “dente fofo” e seu destino é a extração. Uma triste realidade. 

– Dente cercado — dente obturado 

Aqui tivemos que colocar a imaginação para funcionar. O paciente deve ter imaginado que o dentista “cercou” o dente para obturá-lo. Tipo quando levantam um prédio, vemos uma região “cercada”. Será que é isso???

Doença Genérica — doença genética; de nascença

Essa é comum. Estamos acostumados com genéricos. Existem medicamentos genéricos, refrigerante genérico (aquela marca que tem uma propaganda bizarra), salgadinho genérico (“isoporzitos”) e etc. Agora, doença genérica é a primeira vez que eu vejo.

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto