Os leitores do nosso blog devem ter percebido que volta e meia postamos denúncias de anúncios de tratamentos odontológicos em sites de compras coletivas. São 15 postagens com denúncias desse tipo e elas servem para alertar os pacientes, que são aqueles que podem ser mais lesados com essa prática. Vejam uma luta que o CROSP assumiu em agosto do ano passado.

Dentista adora reclamar dos conselhos, sindicatos, associações e demais órgãos relacionados à profissão. Em alguns casos, com razão. Por meio deste post, gostaria de parabenizar o CROSP (Conselho Regional de Odontologia de São Paulo) que está comprando esta briga dos anúncios de tratamentos odontológicos em sites de compras coletivas. Mais uma vez explico: Não somos contra os sites, não somos contra descontos, não somos mercenários esfomeados correndo atrás da grana dos pacientes. Só queremos respeito ao nosso Código de Ética e melhores condições de trabalho.

Em agosto de 2011, o CROSP enviou OFÍCIO para a ANVISA alertando a agência sobre os produtos para clareamento que estão sendo vendidos indiscriminadamente pela Internet e sobre os famigerados anúncios de tratamentos.  E aí, nos perguntamos: qual foi o resultado do envio deste ofício?

Segundo a advogada do CROSP, Dra. Roberta Rizzo, o ofício deu origem a uma audiência, em Brasília com o CFO, a ANVISA e o CROSP. Nessa audiência, houve concordância da ANVISA com as reivindicações  do CROSP: “a população está exposta ao risco sanitário, pois os clareadores dentais podem causar vários efeitos adversos, tais como a hipersensibilidade dentinária, irritação da gengiva marginal, irritação gástrica, gosto desagradável; podem alterar a microdureza, rugosidade e morfologia superficial do esmalte dental e o procedimento deve ser feito sob a supervisão do cirurgião-dentista”

Aos pacientes que defendem os dentistas anti-éticos nos comentários das nossas postagens, está aí outro argumento contra tais práticas. O clichê do “barato sai caro” ainda vale para a odontologia.

Está dado o recado. Epa, mas estamos vendo que as vendas de clareamentos e anúncios continuam, não é? Sim. Agora só depende da ANVISA entrar em ação e garantir que o acordo seja colocado em prática. Recentemente, o CROSP enviou novo ofício à Agência, cobrando a regulamentação. Agora nos resta esperar.

Para concluir, esperamos que todos os dentistas respeitem o Código de Ética. Isso depende também de cada um de nós e nossas atitudes no nosso dia-a-dia profissional. É nosso dever ir aos conselhos, participar ativamente, votar e cobrar medidas como a que vimos acima. A engrenagem está rodando. Devagar, mas pelo menos está rodando.

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto

Luiz Rodolfo