Primeiramente, deixo meus agradecimentos a todos que me apoiaram nesta empreitada. Hoje completo 2 meses e 3 dias sem cigarro. A sensação é de vida nova e a hora do regime é agora. Viva a saúde. No Blog Dicas Odonto, missão dada é missão cumprida!

A pessoa pode estar alguns metros distante de mim e já sei que ela fuma. Dependendo da força do odor, dá para saber se ele ou ela fumou há pouco tempo.  Meu olfato está e volta em grande estilo – tanto para o bem: perfumes, cheiros de comida e o aroma das flores, quanto para o mal – periodontites avançadas, cheiros podres da cidade grande e pacientes fumantes.

Gente que cheiro horroroso! Como meus pacientes me aguentavam quando eu fumava? Fica na roupa, no cabelo, na máscara, no ambiente… Nesses 2 meses engordei cerca de 4 quilos. Isso é quase que inevitável com a melhora do paladar e do olfato. Tenho dormido muito bem, sem acordar tossindo ou com o pulmão pesado.

A vontade de fumar hoje é totalmente suportável. Não preciso mais do chiclete de nicotina e estou fazendo exercícios para sair do sedentarismo tão comum à nossa profissão. Há um a semana que reformulei minha dieta. Agora o próximo objetivo é sair da “síndrome metabólica” e diminuir a barriga. Se tudo der certo, depois conto para vocês sobre a dieta que estou seguindo.

Deixo aqui uma sugestão aos órgãos públicos de saúde: o Brasil deveria seguir o exemplo do Canadá. Lá os médicos do serviço público ganham bonificações para cada paciente que para de fumar. Quem sabe podemos implantar isto por aqui para médicos e dentistas? Vocês tem noção de quanto diminuiria o gasto com tratamento das pessoas doentes por causa do cigarro? 

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto

Luiz Rodolfo