A tecnologia na odontologia hoje é quase mais rápida do que podemos acompanhar. Novos materiais, cirurgias guiadas feitas antes no computador, impressoras 3D, prototipagem, CAD CAM, tomógrafos mais precisos e etc. Um dos exemplos pode ser visto no vídeo à seguir. Depois deixarei minhas opiniões sobre o vídeo e você pode deixar a sua também!

[youtube]ZPMHwn71zMU[/youtube]

À primeira vista parece revolucionário. O surgimento de novas idéias e o “pensar fora do ordinário” sugerido pelos produtores do vídeo é muito positivo para a evolução das coisas. Porém, sempre temos que usar nosso olhar crítico e estarmos munidos das melhores armas de todas: conhecimento científico e experiência profissional.

Provavelmente, quando os implantes agulhados surgiram, muitos se impressionaram e viram aquilo como o futuro da odontologia. “Está osseointegrado”, eles diziam. Ao longo dos anos, pudemos ver os vários problemas que este implante trazia. Hoje, os implantes que usamos em odontologia já tem muita história para contar. Estão embasados em milhares de estudos e posso dizer categoricamente que o tratamento funciona. Eu confio 100% no tratamento, indico, realizo e faria em mim, caso fosse preciso.

Por outro lado, como já mencionei, existe muita coisa nova chegando. Seja pela Internet, por congressos, por cursos ou por comentários de nossos colegas. Cabe à nós termos discernimento e não partir para o uso desenfreado que categorizaria “testes em seres humanos”. Tudo que é novo, demanda tempo. Demanda estudo in vitro, in vivo e etc. Vamos ficar de olho nas novidades, sempre. Absorver o que presta e aguardar o que “vai pegar”. Porque do mesmo jeito que certas coisas surgem, outras somem do mapa e você nunca mais ouve falar.

Comentários sobre o vídeo:

– Se você olhar o vídeo (que é de abril de 2011) e no site deles, você verá que o modelo de raiz de dente de zircônia já sofreu alterações.

– O vídeo é muito “marketeiro” para o meu gosto. O tal implante anatômico é apresentado para você como um milagre da tecnologia. Você encontrará estudos e artigos no site deles.

– Indicação restrita para dentes recém perdidos, pois o alvéolo deve estar aberto para que a técnica funcione. O modo de fabricação da peça via CAD CAM não é explicado com detalhes. 

– Eles falam em preservar a anatomia da raiz. E as cargas mastigatórias? Pelo menos sabemos como a incidência das forças funciona nos implantes convencionais. 

– Se eles querem me mostrar osseointegração, precisam me mostrar isso em microscopia eletrônica. Eles mostram na boca e em uma radiografia um pouco embaçada. E outra, eles falam no site sobre “osseointegração diferenciada”. Duvidoso.

– Suas desvantagens devem ser consideradas – a posição do seu dente não pode ser corrigida. A extração deve ser minimamente traumática. Não sabemos como funciona em casos que não são redondinhos como o mostrado no vídeo ou com defeitos de paredes ósseas.

Eu permaneço cético, mas estou sabendo que isso existe e agora você também. Agora é esperar para ver se esse jeito de fazer implante será o futuro em certos casos, ou se essa técnica vai originar outra que vá substituir tudo que conhecemos hoje sobre implantes dentários. Ou será que as técnicas da bioengenharia vão fazer o germe dental com células tronco permitindo nossa 3ª dentição? Opa, isso já é assunto para um outro post!

Deixo aqui um obrigado especial para a colega Célia Barral que me enviou o vídeo.

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto