É pessoal… a exodontia não é mais como era antigamente. Nunca foi um procedimento simples, mas hoje com o advento dos implantes temos que tomar muito cuidado na hora de extrair um dente, para depois não precisarmos ficar correndo atrás de tecido ósseo. Vejam este “extrator” de dentes bem interessante:

Fonte site: Wilcos do Brasil

O Benex é um sistema de extração atraumática de raízes dentais. Para alguns dentistas, isso pode ser uma grande novidade e o produto estava à venda neste último CIOSP de 2012. Eu fiquei sabendo que existia, pois um colega meu comprou e me contou como ele funciona. Um kit muito interessante trabalha com alguns conceitos da física para que a raiz saia do alvéolo sem causar danos às tábuas ósseas vestibular e palantina (ou lingual).

O sistema ainda traz uma grande desvantagem – um preço elevado. Por outro lado, se você realiza procedimentos de extração e implante imediato, esse aparato é uma maneira fantástica e segura de não traumatizar paredes ósseas.

Alguns dentistas formados há 10 anos ou mais tiveram na nas aulas de cirurgia a famosa manobra de Chompret – onde após a extração o dentista apertava com os dedos a parede vestibular contra a palatina (ou lingual), diminuindo a espessura do alvéolo. Essa manobra está em total desuso hoje, por causa dos implantes. Para se fazer implante, temos que ter espessura óssea, além de altura. Para entender como esse aparelho funciona, veja os vídeos abaixo:

[youtube]gBgY_iiQeqQ[/youtube]

E neste outro vídeo, você acompanha uma cirurgia real com extração e colocação de implante imediato (cortesia do meu colega, Dr. Maurício Adolfi):

Interessante, não? E você? O que acha desse sistema? Já usou? Deixe sua opinião!

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto