Sabemos que a harmonia do sorriso não depende apenas dos dentes. A margem gengival e a linha do sorriso contribuem muito para a visão geral de um sorriso esteticamente bonito. No caso à seguir, a paciente quis corrigir um pequeno detalhe na margem gengival do incisivo lateral direito. Podemos também chamar de correção do sorriso gengival.

Quem olha para este sorriso, abaixo, não vê nada de errado. Mesmo sendo dentista, a harmonia do sorriso é visível, salvo um detalhe: O incisivo lateral direito parece ligeiramente mais curto que o esquerdo, reparem:

Esse detalhe foi percebido pela pessoa que mais olha para este sorriso: a própria paciente. Sinceramente, eu não sugeriria mexer nesta gengiva, mas a vontade do paciente prevalece e depois desse caso me vi mais detalhista em relação aos sorrisos. Por que não, buscarmos o mais próximo da perfeição estética, se isso é possível e se o paciente está de acordo?

Gengivectomia Dicas Odonto 3

Aproveitei que iria mexer no lateral e fiz uma gengivectomia de canino à canino, “alongando” o longo eixo da coroa dental, isto é, tirando milímetros de gengiva para levantar a margem gengival e expor mais os dentes. A aparência logo após a cirurgia não é das mais bonitas, mas já dá para ter uma ideia de como vai ficar.

 

Um sorriso que estava bom antes, está ótimo depois. Por essas e outras que acho interessante buscarmos o melhor possível, mesmo que a iniciativa não venha do paciente, como neste caso, podemos sempre sugerir um reparo aqui ou ali.

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto