A discussão bastante edificante que fizemos aqui no Blog no Post anterior ( DEIXAR OU NÃO O DENTE ABERTO, EIS A QUESTÃO)  não chegou a um denominador comum. Vimos pontos de vistas contrários, cada qual com seus argumentos para defender um dos lados da moeda: Deixar e NÃO deixar o dente aberto, após uma consulta de urgência de um abcesso periapical, em geral. Mas será que existe um meio termo?

Plantão do dia 08/10/2011 – A paciente chegou, segurando um paninho junto ao rosto. Ela era magrinha, com uma cara sofrida, olheiras evidentes e olhos vermelhos, marejados. Seu rosto mostrava rastros de lágrimas, já secando e suas sobrancelhas tristes enrugavam sua testa. Assim que ela me contou sua história, tive que pedir aos outros dois pacientes que esperavam para passá-la na frente.

Ela me contou que começou um tratamento de canal, no dente 46, em janeiro deste ano (2011). Estamos em outubro. Enquanto ela contava todas as vezes que teve dor nesses meses de tratamento, lágrimas desciam de seus olhos. Ela carregava no bolso (e me mostrou) uns 3 cartões, daqueles que usamos para marcar as consultas, totalmente preenchidos e disse estar passando agora (depois de 8 meses!!!) com um especialista em endodontia. Ela me pedia “pelo amor de Deus” para eu abrir seu dente, isto é, remover o curativo, pois ela sabia que era a única coisa que aliviaria a dor. Ela disse também que avisou o endodontista que se fechasse o dente, ia doer. Dito e feito.

É óbvio que o que aconteceu é um caso extremo, uma exceção, mas podemos considerar várias fatores sobre a situação acima:

1. Clínico Geral  X  Especialista: A Odontologia evoluiu e assim como a medicina, se especializou. Hoje em dia, o especialista em endodontia é o profissional mais capacitado e com mais recursos para realizar um tratamento de canal com sucesso. Esse clínico geral que tentou fazer este canal por 8 meses tem que parar um pouco e pensar no bem estar do paciente. Apenas faça o que você tem certeza que consegue fazer! Ok, pode ser que esta paciente seja uma exceção dentro dos tratamentos de canal que ele faz, mas não deu certo em 3 sessões, ENCAMINHE! 

2. Deixar ou Não o dente aberto : Muitos endodontista são academicamente contra deixar o dente aberto. Só neste plantão de 08/10 eu atendi 4 pacientes (contando com a senhora citada acima) com abcessos em fase aguda e dentes fechados com curativos. Todos em tratamento endodôntico, já medicados e com muita dor. Em todos os casos, abri os dentes, eles drenaram secreção purulenta abundante e aliviaram a dor na hora, praticamente, como mágica. 

3. Não deixem seus paciente “órfãos” em feriados e finais de semana: Endodontistas: forneçam seus telefones celulares aos pacientes ou já deixem um contato de um Pronto Socorro odontológico para eles procurarem, caso haja algum problema. Essa regra vale para dentistas que fazem cirurgias também. Só de ter seu telefone em mãos, o paciente já se sente seguro e ele só vai ligar em último caso.

4. O “tendão de Aquiles” da Endodontia? : De 10 anos para cá, apesar de fazer parte da periodontia, acompanhei uma evolução muito positiva na endodontia. Os casos chegaram à pontos incríveis de excelência com o uso de microscópio clínico, técnicas de instrumentos rotatórios, localizadores apicais, obturação de canais laterais e etc, que tornaram a endodontia em sessão única possível (alguns ainda relutam essa prática). Acho que a endodontia ainda peca em seu início – na resolução dos abcessos. Isso tira a confiança dos pacientes no tratamento de canal, aumentando aquela discussão – Endodontia  X  Implantodontia.

5. E já não era hora de parar? Qual é o limite? : No caso específico da paciente descrita acima, não podíamos pensar na extração do dente? No insucesso de um tratamento? Imagine você tendo dores, dificuldades para comer, trabalhar, dormir (que vida é essa?) por causa de um dente, durante 8 meses. Há casos em que o tratamento não vai dar certo e não adianta insistir, concordam? Não vamos deixar o paciente enlouquecer! Por algum motivo a endodontia não está funcionando neste caso, portanto, na minha opinião, devemos partir para outra opção de tratamento – exodontia e implante. Por que não?  

Para concluir: Deixo algumas perguntas: Existe um meio termo entre deixar o dente aberto e fechado? Colocar um pequeno dreno no curativo? Ou fazer um curativo com algum furinhos? Será que esta técnica não pode ser revista? Ou será que no fim das contas eu estou apenas recebendo os pacientes que sofreram iatrogenias por aí?

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto