Aproveitando hoje o dia do Veterinário, vamos esclarecer ao grande público sobre uma especialidade curiosa: A Odontologia Veterinária.

 

Quem acha que a Odontologia Veterinária é apenas mais uma especialidade da própria Odontologia como Prótese, Endodontia e etc, está enganado. A Odontologia Veterinária é um mundo à parte, com suas próprias especialidades, iguais às da Odontologia Humana. A diferença está na fisiologia, anatomia e tipos de tratamento. 

Muitos procedimentos são feitos sob sedação, pois os bichanos não entendem quando é para abrir a boca e não se mexer (nem os humanos entendem isso direito!). Brincadeiras à parte, a Odontologia Veterinária visa a saúde bucal dos animais para benefício da saúde geral. Assim como nós, os bichos precisam se alimentar corretamente. E quem consegue se alimentar corretamente sem ter os dentes em ordem?

Os tratamentos mais comuns são os de remoção de tártaro (periodontia) em cachorros e gatos. Sabiam que algumas pesquisas microbiológicas detectaram bactérias parecidas nas bocas de membros de uma mesma família, inclusive no cachorro de estimação? As pessoas se beijam, os bichinhos nos lambem! Se seu cachorro tiver bactérias patogênicas da periodontite, ele pode passá-las para você, além de ter prejuízos em sua saúde geral. Vejam a importância disso tudo.

Ademais, desde de 2002, existe a Associação Brasileira de Odontologia Veterinária (ABOV – http://www.abov.org.br/) que vem ajudando na divulgação e regulamentação desta área. O Médico Veterinário pode se tornar especialista em Odontologia Veterinária mediante à conclusão de curso de Pós-Graduação de 500 horas. E o dentista, pode virar Dentista Veterinário fazendo um curso de atualização? NÃO! 

Para o dentista ir para a área, ele teria que prestar e concluir uma faculdade de Medicina Veterinária. Pesquisei bem o assunto e se caso eu estiver enganado, me corrijam. A via não é de duas mãos. Até porque apenas o Veterinário é capacitado para atender e tratar de animais (Fonte – Constituição Brasileira de 1988). Portanto, sempre procure um profissional capacitado pelos meios legais.

Ultimamente estamos vendo casos de ortodontia em cães, tratamento de canal e muita periodontia. A periodontite é a doença que mais ataca os cães e os gatos. Com a Odontoloiga Veterinária, quem sabe mudamos o antigo provérbio que “Cavalo dado não se olha os dentes”

E esta notícia – Ajuste Oclusal Hipopótamo – http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI1075298-EI238,00.html

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto

Luiz Rodolfo