Aftas, um médico italiano, bicarbonato de sódio e a cura do câncer


Recebi um e-mail hoje cedo que afirmava categoricamente que o Bicarbonato de Sódio (remédio barato e fácil de encontrar) cura tumores cancerígenos (doença que mais assusta as pessoas nos últimos tempos). Uma dica: antes de espalhar um e-mail e tornar uma informação errada viral, basta fazer uma simples pesquisa no Google.


Trechos do e-mail estarão entre aspas no meio de todo o texo:

“Um médico oncologista italiano, depois de anos de pesquisa e observação, descobriu algo simples que considera a cura do câncer.

Inicialmente banido da comunidade médica italiana, foi aplaudido de pé na Associação Americana contra o Câncer quando apresentou suas conclusões e os resultados de sua terapia. 

O médico observou que todo paciente de câncer apresenta aftas. Isso já era sabido da comunidade médica, mas sempre foi tratada como uma infecção oportunista por fungos [Candida albicans].

Ele achou muito estranho que todos os tipos de câncer tivessem essa característica, ou seja, embora a váriedade de tipos de tumores, todos têm em comum o aparecimento das famosas aftas no paciente.

Então, pensou ele, pode estar ocorrendo o contrário: a causa do câncer  pode ser o fungo. E para tratar esse fungo usa-se o medicamento mais simples que a humanidade conhece: bicarbonato de sódio. “

Como diria o apresentador João Kleber: “PARA PARA PARA PARA PARA!!!” Aftas, um médico italiano, bicarbonato de sódio, a cura do câncer e teoria da conspiração dos grandes grupos farmacêuticos. Parece um tema pronto para um livro do Dan Brown. Só faltou incluir que a Maçonaria guarda esse segredo. A internet é cheia de baboseiras. Uma leitura um pouco mais atenta do texto já desmerece cada palavra escrita. Podem ver: o texto não menciona o nome do médico, uma revista científica, um artigo, nada … Não é assim que se faz ciência.

“Assim ele começou a tratar seus pacientes com bicarbonado de sódio, não apenas ingerível (sic), mas aplicado, mediante enxagues metodicamente controlados, diretamente sobre as manchas brancas (fungos) dos tumores. Resultados surpreendentes começaram a acontecer. Tumores de pulmão, próstata e intestino desapareciam como num passe de mágica, junto com as aftas.  Desta forma, muitíssimos pacientes de câncer foram curados pelo médico e hoje comprovam, por seus exames, os resultados  altamente positivos do tratamento. “

Não se usa o termo: “cura do câncer” e sim remissão. Sabe-se que o paciente deve sempre acompanhar e que muitas vezes a doença volta à assombrar o paciente. A cura do câncer pode não estar longe de ser descoberta, mas podem ter certeza que será feita por um grupo de pessoas e não apenas um médico. A humanidade estuda o câncer há anos e milhões, quem sabe bilhões de dólares já foram gastos em pesquisa. Os avanços acontecem, porém são lentos e muito caros.

Aí chega o malandrão italiano e anuncia a cura do câncer pelo bicarbonato de sódio e o negócio se espalha mundialmente. Recortem e colem o link à seguir no campo do endereço do seu navegador, se quiser ver o site do médico italiano: www.cancerfungus.com 

Parece brincadeira, não é? Mas foi notícia nos EUA e nunca chegou por aqui. Bem que a  homeopatia recomenda tratar tumores com borax, que é o remédio homeopático para aftas. Afinal, uma boa notícia em meio a tantas ruins. De novo, a pergunta que não quer calar: por que a grande imprensa não dá a menor cobertura a isso? Nem na TV, nem nas rádios, nem nos grandes jornais… Absolutamente nada. Quem os proíbe de noticiar? 

O médico  italiano teve que construir um site para divulgar o seu trabalho sobre a cura o câncer (ou, pelo menos, várias das suas formas) mediante a aplicação de solução de bicarbonato de sódio a 20% (200mg/l). “

Muita gente tem sua esperança alimentada, com certeza. O câncer é uma doença terrível que consome as pessoas e tira muitas vidas. Na cabeça da família ou do portador da doença, fica a dúvida: já que é barato e simples, não custa tentar. Infelizmente não é assim que as coisas funcionam. Não existe passe de mágica.

Outro ponto do e-mail é a sugestão de que as aftas são curadas com o bicarbonato. A verdade é a seguinte: nem as próprias aftas são entendidas por completo. Existem teorias. Algumas delas falam de manifestações auto-imunes, quando o sistema imunológico se encontra deficiente – caso de pacientes com câncer. As quimioterapias e radioterapias literalmente “matam” o sistema imunológico dos pacientes, deixando-os muito fracos, aumentando as chances de aparecimentos de aftas. O texto do e-mail é tão “nó cego” que mistura fungos com aftas. 

Na boca, o câncer tem início como pequenas aftas e pode, de início, ser confundido com as mesmas. O correto seria sempre observar e acompanhar, pois as aftas somem por si só em 7 ou 14 dias. Se a lesão persistir e começar à crescer, suspeite e procure um profissional imediatamente para investigação. 

O Bicarbonato não cura nem aftas. Ele acelera seu ciclo fazendo com que elas não demorem para sarar. Pode reparar que mesmo sem colocar medicamento nenhum sobre a afta, ela some e o tecido volta ao normal, sem deixar cicatriz.

A dica aqui é ter discernimento na hora de ler qualquer coisa – na Internet ou fora dela. Sempre suspeite, pesquise e não fique se fazendo de bobo e mandando e-mails para todos seus amigos com informações falsas. Não sou contra tratamentos alternativos, mas eles devem estar embasados de forma científica. A ciência tem os métodos mais confiáveis que conhecemos hoje em dia e ela evolui justamente por se poder sempre questioná-la.

Outros links falam do assunto:

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090619083611AA1bkVf

http://scienceblogs.com.br/rnam/2008/11/bicarbonato-nao-cura-o-cancer/

http://www.memedecarbono.com.br/algaravia/fungos-candida-bicarbonato-e-a-cura-do-cancer/

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto

19 respostas a Aftas, um médico italiano, bicarbonato de sódio e a cura do câncer

  1. Ana Tokus disse:

    A pior consequência desses “achismos” que vemos na Internet é incentivar pessoas que poderiam estar se tratando de forma séria a deixarem de lado tratamentos com embasamento científico para se submeterem a essas “terapias alternativas”, digamos assim. O bicarbonato cura câncer? É uma hipótese. Embase-a em ciência e vamos conversar a respeito. Mas quem já estudou como funciona o mecanismo do câncer e das metástases sabe que não é bem por aí. Como dizia um professor meu: câncer é pra quem PODE, não pra quem QUER. Sua origem certamente tem muito mais fatores predisponentes (combinados, às vezes) do que uma simples infecção fúngica. Vamos acompanhar… :)

  2. Tô querendo enfiar Bicarbonato de Sódio no fiofó desse malandrão. Alguém acompanha ???

  3. Rivaldo Junior disse:

    Eu já tinha recebido, li o e-mail sem mto interesse, tanto q nem enviei, nem comentei com amigos, seria simples demais pra uma medicina tao avançada que é hoje…
    Mas esse post, meu caro… Foi simplesmente FANTÁSTICO!!! Parabens!!!

  4. Pingback: OdontofoGUIA! #16 | Medo de Dentista

  5. Leo Santos .'. disse:

    Dizeer que o nome do Dr. Simoncini não consta de nenhuma referencia feita ao tratamento ou remissão do cancer pelo uso constante de bicarbonato,deve ter sio um lapso de memoria e não de ética, creio eu.
    Por favor,visite o site http://www.cancerfungus.com/br/ que está em idioma brasileiro para facilitar a sua compreensão.
    Outrossim, solicito que publique democraticamente esta nota e mais: que a ‘ciencia’ pesquise com urgencia a razão pela qual um economista (não ignorante) aparece no programa da Ana Maria Braga após haver sido ‘desnganado’ pelos medicos que lhe sentenciaram a 3 meses de vida por ser portador de leucemia e que hoje ja se passaram 7 longos anos e ele vive lampreiro e cerelepe,mais energizado que a reporter que o entrevistou e a TV não colcou na materia a parte em que ele fala do bicarbonato associado a uma erva nativa da região em que mora, no tratamento do mal que lhe acometera mas não o matou até hoje.
    Sobre laboratorios farmaceuticos,deixa pra lá.
    Joao Ubaldo Ribeiro prefaciou a edição de um livro cujo titulo é ” A Arte de Furtar” o qual deve ser lido e entendido por todos que não se envergonham de serem, apenas,honestos e verdadeiros, ja que ‘ética’ é somente a corporativa.Aliás, nem sempre.so quando os valores economicos e financeiros não estão em choque ou a ‘imagem’ não está respingada pela pestilencia ‘do outro’.
    Saudações.
    Grato pelo espaço.
    P.S: Não me oponho na publicação do meu nome e e-mail.

    • dicasodonto disse:

      Respeito sua opinião, Leonardo, mas um site, criado para divulgação do próprio médico não pode ser considerado referência ao tratamento ou remissão do câncer. Pior – o site fala em CURA do câncer em sua home. Uma grande mentira. Aí depois você cita o programa da Ana Maria Braga. Já que você acredita tanto no bicarbonato como cura do câncer, gostaria que citasse artigos científicos. Quem sabe a revista Nature? Quem sabe você me manda qualquer artigo publicado em qualquer “Journal” de medicina? Aí, poderemos conversar dentro dos limites da ciência e analisar um artigo com olhos clínicos.

  6. Lucia disse:

    Ana Tokus

    A mais importante universidade de USA acaba de fazer pesquisa em 120 mil pessoas e comprova o que a senhora chamaria de “achismo” – e que desde a década de 70 já sabíamos: a corne vermelha mata. As pessoas que comem carne morrem mais cedo. Harvard comprava o que o geração da contra-cultura já sabia há 40 anos!!!

    • Ana Tokus disse:

      Cara Lucia,

      Mesmo? Que legal! Cadê o link pra gente ler?

      Você (e a geração da contra-cultura) já sabia desde 1970 o que a mais importante universidade dos EUA (que seria…) só descobriu agora? EPIC WIN!

      E quem é que está falando de carne vermelha? O assunto aqui, se eu bem entendi, é a relação entre o bicarbonato de sódio e a (suposta) cura do câncer.

  7. Ana Martins disse:

    Oi?????? Não entendi a relação da carne vermelha com as aftas e a cura do câncer!!! Alguém me explica???

  8. Pingback: Aftas: Causas e Tratamento | Medo de Dentista

  9. André disse:

    PELO AMOR DE DEUS !!!
    Tudo errado!
    Câncer não se inicia como aftas, e sim como úlceras!
    Aftas – clinicamente se apresentam como úlceras, mas são aftas.
    Mas câncer não se inicia como aftas… afta é o nome de uma patologia, que se apresenta clinicamente como úlcera.
    Se a úlcera não desaparece em 14 dias uma biópsia se faz necessária para avaliar a possibilidade de ser um carcinoma ou alguma outra patologia.
    Mas afta não se transforma em câncer.
    O resto não vale nem a pena comentar né….!

  10. Pingback: Liga Acadêmica de Combate ao Câncer de Boca - MT - UNIVAG | DicasOdontoDicasOdonto

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>