Uma caracterização um tanto quanto estranha. Uma secretária pediu ao seu dentista que fizesse um dentadura com aparelho. Assim, ela se sentiria mais jovem e o aparelho poderia enganar as pessoas em relação àquela dentadura.

Fonte: http://g1.globo.com/mato-grosso-do-sul/noticia/2011/08/secretaria-encomenda-dentadura-com-aparelho-para-ficar-mais-jovem.html

 

 

Fonte imagem e notícia G1 – http://g1.globo.com/mato-grosso-do-sul/noticia/2011/08/secretaria-encomenda-dentadura-com-aparelho-para-ficar-mais-jovem.html

Achei extremamente interessante e não é a primeira vez que vejo algo do tipo. Quando eu trabalhava em Jandira – SP, um paciente me pediu para colocar bráquetes em uma PPR (Prótese Parcial Removível – aquela com grampinhos). Pedi ao protético e fizemos sim. O paciente saiu feliz da vida. Ele se justificou: “Tem que ter a “Boca Rica”, com metais aparecendo. Quem sabe. Na cultura das pessoas onde aquele paciente morava pode ser que ter metal aparecendo na boca seja bonito. 

Nosso trabalho é sempre ouvir o que o paciente quer e chegar em um meio termo do que a odontologia pode fazer. Uma dentadura com aparelho ficaria apenas um pouco mais pesada. Fora isso não vejo restrições e acho bastante criativo.

Aí, no último parágrafo da reportagem vemos a frase –  “Já existe até resina para a gengiva da prótese”. Eu sei que é uma notícia odontológica para o público em geral, mas resina para gengiva da prótese existe desde a existência da própria dentadura. Existe caracterização dessa gengiva com uma escala de cor e tudo mais, também há muito tempo. Caso o paciente seja de etnia negra, a gengiva pode ser um pouco mais escura, imitando a cor da gengiva desta determinada etnia.

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto