Um pequeno “causo” que aconteceu hoje mesmo, há 30 minutos e ilustra bem o estigma que os profissionais de saúde ainda carregam. Elevador não é meu local favorito. Vejam só essa conversa de elevador. Se é que podemos chamar de conversa…

Cheguei ao meu prédio, depois de fazer um atendimento na casa de um paciente. Eu estava vestindo branco. O elevador chegou e assim que entrei, uma menininha de cerca de 2 anos se escondeu atrás da babá. Ela me olhava com medo, com certeza se lembrando daqueles “tios” de roupa branca que fazem a gente chorar.

A babá, vendo a menina assustada, ao invés de tranquilizar a menina, acabou por jogar m#%*@ no ventilador dizendo: “O tio é médico, ele dá injeção na bunda de criança manhosa.” Pronto. A menininha sumiu atrás das pernas da babá, grunhindo baixinho.

Tentei ser simpático, dei um sorriso e meio que fingi que estava me escondendo também. O elevador estava quase chegando ao meu andar e resolvi romper o silêncio: “Não sou médico… Sou dentista”. O elevador deu aquele pequeno tranco, pois havia chegado ao meu andar. A babá, com cara de assustada agora, falou enquanto eu saía: “Pior ainda!!!”. Juro. 

Gente… Para que embutir seus medos em uma criança pequena? Alguns procedimentos de médicos e dentistas são chatos, eu concordo, mas assim as pessoas dificultam o nosso trabalho. Deixem as crianças avaliar por si mesmas se vão ter medo ou se vão gostar. Se não, fica difícil…

Quem ainda não conhece (duvido) faça uma visita neste Blog – http://medodedentista.com.br/ , você verá várias dicas de como enfrentar esse medo, que hoje em dia é injustificado.

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto