Ultimamente tenho ouvido muita música no rádio, quando ando de carro. Rádios que tocam Rock são minhas prediletas, como a Kiss FM, em São Paulo. Eu tinha me acostumado a deixar sintonizado em rádios de notícias. Estava sempre sabendo de tudo, mas cansei de tanta falcatrua, notícias ruins, principalmente as que envolvem políticos no Brasil. Recentemente, dois projetos de lei me chamaram atenção e vou dar uma opinião sobre eles, pois não consegui ficar calado.

 

O primeiro deles é o PL-559/11 , que visa OBRIGAR hospitais, laboratórios e clínicas odontológicas atenderem pelo menos 3 empresas de convênios diferentes. Só de ler a frase acima, o negócio já fede. Principalmente com a palavra OBRIGAR. O projeto de lei já foi rejeitado pela Comissão de Defesa do Consumidor, mas ainda pode passar. O que será que tem na cabeça do senhor deputado para propor tamanha bobagem?

Dou uma solução muito mais simples. OBRIGUEM os convênios médicos e odontológicos a reajustarem suas tabelas. Não peço um reajuste maluco não. Reajustem justamente. Peguem um índice qualquer aí e façam o maldito reajuste, porque há tabelas que passam anos sem reajustar. Eu mesmo trabalhei em um lugar onde atendia um convênio que ficou 3 anos sem sequer mexer na tabela. Três anos. Como pode haver perspectiva de crescimento profissional e de renda de um jeito desses? 

Se os valores pagos fossem justos, não estaríamos reclamando. Estaríamos atendendo convênios sorrindo. Recentemente, houve uma discussão no Grupo Odontologia Brasileira, no Facebook, baseada nesta informação: ” A operadora de planos odontológicos Odontoprev obteve lucro líquido ajustado de R$ 138,863 milhões em 2010, um salto de 124,0% frente aos R$ 62,003 milhões apurados em 2009″. Não há nada de errado em uma empresa obter lucro, porém peguem os dentistas que atendem esse plano e vejam quantos porcento sua renda cresceu, tomadas as devidas proporções.

Queremos RESPEITO. Há convênios que GLOSAM cerca de 50% dos procedimentos como meio de contenção de gastos e não por fatores como diagnóstico incorreto e não cobertura do plano. Sabem que quem dá a cara para o paciente bater é o profissional de saúde quando diz que seu convênio não aprova tal procedimento. Além de tudo, causam atrasos nos tratamentos e prejuízos nas contas do dentista no fim do mês.

O segundo projeto de lei é o PL326/11(http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=491646). Este suscita a hipótese de que universitários de faculdades federais seriam OBRIGADOS a prestar serviços gratuitos à comunidade, durante 6 meses, depois de formados para poderem adquirir seus diplomas.

Um disparate. Um dos argumentos usados para justificar este PL é o seguinte: “Ah, já que estudou de graça na Universidade Federal, então deve prestar serviços, mesmo.” DE GRAÇA??? A maioria dos brasileiros tem uma visão deturpada de certas coisas. Como assim de graça? O pai desse estudante não teve que pagar escola particular para garantir que ele pudesse passar em um vestibular federal concorrido? O pai, a mãe e o próprio estudante não pagam impostos? Pagamos imposto em quase tudo que fazemos. O Impostômetro (http://www.impostometro.org.br/) passou dos 800 bilhões (800.000.000.000!!!). Ninguém consegue mensurar tanto dinheiro. O serviço público não é de graça. Custa. Seu dinheiro é diluído e você paga sem saber. Só para constar: a gasolina que vai subir mais ainda de preço tem agregado ao seu valor cerca de 40% de imposto.

Imaginem o estudante de odontologia, que está para se formar em uma Federal. Ele vai terminar a faculdade e ainda deve ser sustentado mais 6 meses pelos pais e trabalhar de graça. E quem não tem o sustento dos pais? Vai viver de quê? De amor? De boas intenções? Ah, deputados… Vamos escrever Projetos de Lei que desonerem o trabalhador, que melhorem os serviços públicos e que melhorem a qualidade de vida das pessoas. Vamos logo com essa reforma tributária que já está virando conto da carochinha. 

Outro argumento é que o estudante de grau universitário deve ajudar na erradicação da pobreza. O projeto diz que o recém formado receberá uma ajuda financeira. De quanto será? De onde vai sair essa ajuda de custo? Do nosso bolso… DENOVO!

 

O que vejo aqui é a pura transferência de responsabilidades. O Estado tem o dever de garantir educação, saúde, segurança, moradia, emprego e bem estar social. Aí vem um representante do povo e se propõe a redigir leis que vão contra o cidadão. Já não basta termos que pagar convênio médico e odontológico, segurança e escola particular? Quanto sobra de dinheiro para nós no fim das contas?

Opa, Bzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz, Bzzzzzzz … Sintonizei de novo numa rádio de Rock. A música me alegra. É Highway to Hell (Auto-Estrada para o Inferno) , do ACDC. Eles estão numa auto-estrada para inferno. Que bom. Logo chegarão aqui.

Um Abraço e Obrigado por ler até o final,

Equipe Dicas Odonto

Luiz Rodolfo

FONTES: http://www.odonto1.com/noticia.asp?id=813