Uma especialidade odontológica relativamente nova e um pouco desconhecida do público em geral, que cuida dos nossos queridos velhinhos. Mas “pera aí”… Por que um dentista especialista em idosos?

 

Fonte: http://www.essaseoutras.com.br/

 

Existem muitas respostas para esta pergunta. Com a melhora na qualidade de vida, os avanços da medicina e das ciências em geral, as pessoas estão vivendo mais. A expectativa de vida dos brasileiros fica em torno de 73 anos e o odontogeriatra se depara com 2 situações:

1 – O idoso está perdendo seus últimos dentes e vai para o último recurso odontológico para consertar os dentes e a mastigação: a prótese total, mais conhecida como dentadura. Esta situação tem todo um fundo psicológico, pois a perda de todos os dentes é um fato traumático, obviamente. Sem contar que o usuário de dentadura precisa aprender a mastigar novamente, falar e respirar. A boa notícia é que o implante tem ajudado muitos pacientes no caso de uma “Overdenture” (dentadura encaixada sobre implantes), ou mesmo em casos onde é possível fazer um protocolo sobre implantes – “uma dentadura fixa” – que fica bem mais firme e proporciona mais comodidade ao usuário.

2 – O idoso ainda mantém seus dentes ou a maioria deles. Neste caso, tratamentos de Periodontia (raspagem e limpeza de tártaro) devem ser feitos para evitar a perda de mais dentes e para diminuir as infecções na boca, que podem ir para outros lugares do corpo. Os velhinhos também sofrem com o escurecimento dos dentes, a diminuição de saliva por conta de alguns medicamentos que precisam tomar e problemas na boca relacionados a problemas digestivos como refluxo. Tudo isso deve ser acompanhado e geralmente, o dentista fica em contato com o médico do paciente.

Outro fator importante é que o odontogeriatra deve oferecer um consultório com a melhor mobilidade possível. Nada de escadas e além da cadeira de dentista confortável, ele deve ter adereços como um encosto de cabeça. Muitos idosos sofrem de problemas de locomoção após quedas ou quadros de artite, artrose ou ósteoporose. Esse paciente chega ao consultório do dentista com doenças sistêmicas que afetam a grande maioria das pessoas dessa idade – pressão alta e diabetes do tipo 2. O Odontogeriatra estará sempre atento a cada disfunção ou doença crônica e suas consequências bucais. 

As consultas são um pouco mais longas que o normal, respeitando o tempo de cada um e muitas vezes, dependendo da avaliação médica, faz-se uma terapia profilática de antibióticos, isto é, o paciente toma uma dose de antibióticos antes das consultas.

Então, se você está na fase da melhor idade, vale à pena procurar um dentista odontogeriatra para ter um acompanhamento mais voltado para sua saúde.

Caso você tenha algo para acrescentar nesta matéria, ou quiser dar opiniões, fique à vontade para usar os comentários.

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto

Luiz Rodolfo