Todos conhecem o personagem Willy Wonka, dono da Fantástica Fábrica de Chocolates, não é? O filme baseado em um livro, tem duas versões – 1971 e 2005. Na versão mais recente,dirigida por Tim Burton, Willy Wonka é interpretado por Jonny Depp. Diferente do livro e do filme de 1971, o filme de 2005 adicionou um pouco mais de história ao pesonagem, mostrando seu pai, um dentista que proibia o filho de chegar perto de qualquer tipo de doce.

A incidência de cárie diminuiu muito no Brasil nos últimos anos. A implantação de políticas públicas de prevenção como a fluoretação da água ajudaram na melhora deste quadro. Hoje em dia todas as pastas de dente comuns contém flúor e a população está mais atenta com a escovação e a saúde bucal das crianças.

Agora vejam esta notícia que saiu no site de fofocas norte americano TMZ – “Atriz de “Willy Wonka” diz: O filme me deu 13 cáries”. A atriz em questão é Denise Nickerson e ela interpretou a menina que mascava chicletes durante todo filme – Violet Beauregarde, no filme de 1971. Hoje, aos 54 anos, a atriz deu uma entrevista ao site TMZ, falando que mascou incontáveis pacotes de chiclete “Bazooka” durante as filmagens, o que acabou com seus dentes. Veja a notícia e o vídeo aqui (em inglês): AQUI 

Um fato citado pela atriz é que naquela época não existia o chiclete sem açúcar que existe hoje em dia. A existência deste chiclete poderia ter mudado todo este quadro de 13 cáries. Com todos os métodos que temos disponíveis e todo o conhecimento adquirido na área, as cáries já deveriam ser quase uma raridade. A pena é que muita gente ainda não tem acesso a simples escovas de dentes, que diminuiriam o problema.

Flúor Willy Wonka

Sem contar que sua imagem virou um Meme estilo “Conte-me mais”

As pessoas dizem que os dentistas mandam as crianças não comerem doces. Isso não é verdade. Somos fãs de doces! O problema está no consumo desenfreado e principalmente no consumo fora de hora. Se a criança comer um doce logo após o almoço e 15 minutos depois for escovar seus dentes, o risco de cárie foi eliminado. A cárie vem quando a criança come doce de noite e vai dormir sem escovar os dentes, ou quando passa a tarde fora de casa comendo guloseimas e deixa ali nos seus dentes a “comida” para a cárie se desenvolver.

Tendo um pouco de organização com os horários, a criação de hábitos saudáveis e com a higiene bucal correta fica fácil prevenir as cáries. Depois, eu não quero ficar ouvindo mãe reclamando para mim, sobre seu filho de 3 anos de idade: “Lógico que está com cáries, esse aí só come doce!”. Ah é? E por acaso, esta criança pega o dinheiro, sai de casa, vai até o mercado e enche uma sacola de balas e chocolates? Claro que não.

No fim das contas, pelo vídeo, dá para perceber que a atriz não aprendeu mesmo a lição. Ela fala mal dos chicletes e conta seu histórico de cáries, mas está fumando um cigarrinho durante a entrevista. O chiclete com açúcar faz menos mal!

Fontes:

http://www.tmz.com/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Willy_Wonka

Um Abraço

Equipe Dicas Odonto