Essa especialidade é pouco conhecida pela população em geral e, às vezes, desconhecida pelos próprios dentistas.

Fonte fotohttp://odontologiamedica.blogspot.com/2009/11/protese-bucomaxilofacial.html

Com os novos tratamentos contra o câncer e a evolução da medicina, nos últimos anos, os dados mostram uma maior sobre-vida de pacientes que sofreram desta terrível doença. Quando o câncer não é diagnosticado com rapidez, ele se espalha e em alguns casos, a primeira abordagem é cirúrgica, isto é, remove-se, cirurgicamente, aquele pedaço do corpo tomado pelo câncer.

Quando esta remoção acontece na face, pelos motivos citados acima ou por motivos de acidentes sofridos pelos pacientes, a especialidade da Prótese Buco-Maxilo Facial entra em ação. Ela visa reabilitar a estética facial através de próteses. Mas pera aí … é dentista que faz isso?

Sim, é o dentista especialista nesta área que faz isso. Sabe por que? Porque para reconstruir um pedaço perdido do rosto, usam-se muitos materiais da odontologia. São usados o alginato (aquele gel para moldagem), as resinas, os implantes e várias técnicas da Odontologia.

Eu tive um contato com essa especialidade, quando fiz minha especialização em Periodontia. A turma de Prótese Buco (apelido deles), tinha laboratório concomitantemente com nossas clínicas. Então, vi partes de faces  olhos de acrílicos serem reconstruídos por verdadeiros artistas dessa área.

Eles escolhem a cor da pele do paciente, de preferência ao sol. Uma delas que eu vi ser finalizada era perfeita até nos detalhes. A futura especialista tinha colocado os fios de barba grisalha do paciente, um por um. Muito interessante e bem chocante para o olhar.

Tudo isso devolve a pessoa para o convívio social, devolve sua auto-estima perdida e sua identidade visual. As pessoas voltam à sair na rua e aos seus afazeres de antes da doença ou de acidentes debilitantes.

Lembrem-se que isto nada tem a ver com transplantes de face. Nos últimos 2 anos os transplantes de face estão tendo sucesso e são para casos mais graves, com perdas significativas de estruturas do rosto.

Obrigado por acompanhar essa sessão e continuaremos explicando sobre as mais variadas especialidades da Odontologia.

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto

Luiz Rodolfo