Os vampiros estão na moda. Seja na saga pré-adolescente mela cueca Crepúsculo, nos filmes ou nos seriados da TV, como True Blood. Eu sou um cara mais “das antigas” e sou fã do Drácula de Bram Stoker. Desde sempre, víamos as presas dos vampiros serem os caninos pontiagudos, que fincavam no pescoço de suas vítimas. Será que isso mudou?

Os vampiros são lendas antigas, mas foram baseadas em um cara que existiu de verdade. Uma vez vi um documentário que falava que a lenda do Drácula foi baseada no príncipe Vlad III, de uma província da Romênia. Esse guerreiro ficou conhecido em sua época pelo nome de Vlad, o Empalador. Ele tinha a mania de empalar seus inimigos com estacas de madeira e dizem as lendas que ele fazia isso tão bem que mantinha os empalados vivos por algumas horas. Caraca! O documentário tentou provar isso cientificamente. Também diziam que ele gostava de beber o sangue de seus inimigos, para absorver sua energia. Algo meio canibal e bem macabro que os vampiros abraçaram.

A Cobra Cascavel é um ofídio perigosíssimo. Sua picada é uma das mais mortais, causando pústulas, bolhas, sangramentos, contrações musculares e até a morte. Para quem não conhece, a Cascavel é aquela do chocalho no rabo que faz aquele barulho característico.

Mas o que vampiros tem a ver com cobras cascavéis e com odontologia? O que me chamou a atenção assistindo ao programa “Ciência do Cinema” do Discovery Science é que a série de vampiros famosa nos EUA hoje em dia, True Blood, mudou o dente das presas do canino para o incisivo lateral.

Quando vi pela primeira vez, achei que tinha visto errado, mas eles tem um dentista como consultor, obviamente, e ele decidiu esta troca para “facilitar a mordida” e se baseou na cobra cascavel para fazer o efeito dos dentes. Antigamente, ou até nos vampiros politicamente corretos de Crepúsculo, víamos os caninos crescendo, se preparando para a mordida.  Nesta série, os incisivos laterais se viram, imitando a cobra cascavel.

Achei muito interessante essa troca e atualização, tornando o seriado diferenciado e preocupado com a logística da mordida. Segundo o dentista consultor, os caninos ficam muito para trás para dar a mordida e ela seria mais eficiente onde ele colocou, nos laterais.

Vejam o vídeo desta série bem legal, apresentada por um Nerd assumido. Lá dá para ver tudo que comentei acima:

[youtube]uCd0Ow2ULkY[/youtube]

À partir dos 2:30 de vídeo, vemos eles discutindo e mostrando a anatomia e funcionamento dessas presas.

Gosto quando mesmo as séries de ficção se preocupam com uma certa verossimilhança. Torna o mundo da ficção mais palpável e faz todo sentido o dente virar como o da cobra. Estranho é aquele dente canino crescendo e deixando a oclusão com contatos prematuros.

Para saber mais sobre a Cascavel:

[youtube]fp_d4MLeFe8&feature=related[/youtube]

Fontes:

–   http://covildoorc.wordpress.com/2008/06/12/dracula-a-historia-real-e-mais-legal/

–   Canal Discovery Science

O Doutor Victor também fala de True Blood:

http://doctorvictor.net/2010/07/30/we-always-need-more-v/

Post bacana sobre dentes de Vampiro na Irmandade dos Vampiros

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto