Todos conhecem Tiradentes, o mártir da inconfidência mineira e patrono cívico do Brasil. Na época dele, as pessoas exerciam várias profissões ao mesmo tempo ou em diferentes fases da vida. Tiradentes era dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político. No fim das contas ficou conhecido pelo apelido Tiradentes por causa de sua atuação como dentista. Foi mesmo??? Leia até o final…

FONTE:http://www.brasilcultura.com.br/historia/tiradentes-%E2%80%93-21-de-abril/

Claro que eu não culpo Tiradentes por seu apelido, ele morreu antes da descoberta do Raio X, por Roentegen, em 1895. Joaquim José da Silva Xavier nasceu em 1746 e viveu em tempos turbulentos no Brasil e na Odontologia. Estavam começando à aparecer idéias sobre microorganismos, bactérias e etiologia de várias doenças. Antoni van Leeuwenhoek é o nome do holandês que acabou por descobrir as bactérias em 1863, observando ao microscópio resíduos retirados de onde? Dos seus próprios dentes! Ele chamou os bichinhos em forma de bastonete de “animáculos” e séculos mais tarde o seu nome foi mudado para bactéria.

Até chegarmos ao que sabemos hoje, demorou muito para haver relação entre as doenças e os tais seres microscópicos na área da Odontologia. Atualmente, sabemos sobre a placa bacteriana ou biofilme dental e que este causa infecções nas gengivas e tecidos adjacentes, levando à perda dental. Tudo isto tem tratamento e quem cuida disso é a especialidade chamada Periodontia (http://dicasodonto.com.br/2011/05/04/o-que-e-periodontia/)

Uma história que me contaram na minha Especialização em Periodontia, pelo Dr. Francisco Bueno de Moraes (alguém me corrija se eu cometer algum erro por aqui), foi que o Prof. Antônio Césio de Pádua Lima foi para o exterior aprender novas técnicas de prótese. Ainda se praticava a Odontologia de Tiradentes e as pessoas perdiam os dentes muito cedo, recorrendo às dentaduras. Chegando ao exterior, o Dr. Antonio Césio viu que eles estavam raspando os dentes, ao invés de extraí-los. Era uma nova corrente, uma nova filosofia, com raspagem, limpeza e prevenção para evitar o triste fim da extração e da dentadura.

Quando o Dr. Antonio Cesio voltou ao Brasil, ele fundou a primeira cadeira de Periodontia do Brasil, em 1959 na PUC de Campinas. Começava a era dos “Deixadentes”. Para se ter uma idéia de como foi lenta a progressão dessa especialidade, a Periodontia só virou uma disciplina autônoma nos cursos de Odontologia da USP na década de 70.

Agora, com o advento dos implantes, temos opções de tratamentos pelas duas vias – a dos “Tiradentes” e a dos “Deixadentes”. Existem meios de avaliar os dentes e planejar junto com o paciente o que é melhor para ele, pensando na durabilidade, no conforto e no custo. Claro que o melhor é sempre conservar os dentes e seguir a prevenção à risca, não sucumbindo às técnicas de Tiradentes. Porém, muitas vezes é preciso extrair alguns dentes para o melhor planejamento dos implantes e isso é comum. Os que chamo de “Tiradentes” são aqueles que arrancam dentes à seu bel prazer, sem pensar nos ricos e problemas que vem depois da extração e não reabilitação do local.

Vejam agora que interessante este vídeo que fala que o apelido de Tiradentes veio de outra origem, nada a ver com os dentistas. Dentes de alho. Qual será a verdade????

[youtube]RwaY_mLuHoA[/youtube]

Fontes:

Livro: Português ou Brasileiro: Que língua é essa? ; autora: Alessandra Paolo Caramori ; Departamento de Linguistíca; FFLCH/USP; 2004

Outros Blogs de Odontologia falam de Tiradentes: