Primeiramente, eu gostaria de desmembrar um assunto, para que possamos entender cada uma das atribuições que tem o CRO, o Sindicato e as Associações (como a APCD no Estado de São Paulo).

O CRO (Conselho Regional de Odontologia) só pode atuar fiscalizando os dentistas. De que maneira? Ele deve fazer valer o Código de Ética Odontológico e  fiscalizar se os dentistas e as clínicas odontológicas estão com o CRO em dia. Seu pagamento é obrigatório. Portanto, se você falar que é culpa do CRO a existência de muitas novas faculdades de Odontologia, você está falando bobagem. Isso é uma atribuição do MEC. E quem tem que ver se sua Clínica está seguindo as normas de limpeza e saúde? O CRO? Não! A Vigilância Sanitária, que é um órgão da prefeitura. Devemos entender que existe uma grande variedade de órgãos regulatórios e que cada um tem sua função. Infelizmente é assim. É confuso e burocrático mesmo.

Por outro lado, o Sindicato deve atuar na defesa da classe em relação aos salários e proventos. Vemos um Sindicato atuante em relação aos bancários, metalúrgicos e outros trabalhadores, que organizam greves e brigam por melhores salários (ou não…). Aqui em São Paulo, nosso Sindicato está brigando pelo nosso dinheiro apenas. Ele também é de pagamento obrigatório, por todos profissionais, em regime de CLT ou não. Se você não sabia disso, veja essa matéria que explica como pagar o valor correto (que não é aquele do boleto que mandam para você): http://www.medodedentista.com.br/2011/02/o-cirurgiao-dentista-e-contribuicao.html

Diferentes do CRO e do Sindicato, as associações, como a APCD ou a ABO são uma grande reunião de dentistas para buscar algumas vantagens, como grupo, como uma classe específica de trabalhadores. Na APCD, para dar um exemplo, você pode usar a academia, a piscina, a quadra de esportes, pode ir ao Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo, tem descontos em Cursos e Palestras, tem assessoria jurídica, seguro de responsabilidade civil e etc. Você não tem obrigação de pagar uma associação. As Associações podem e devem lutar pelo bem da Classe por quaisquer ações que ela julgar importantes, seguindo seu estatuto. Desde simples ações preventivas em comunidades até grandes negociações para formação de uma cooperativa de crédito, por exemplo.

Fiz essa pequena explanação para colocar os pingos nos “is” e deixar claro o que cada parte deve fazer em prol da Odontologia. Isso deixa bem claro, principalmente para os acadêmicos e recém-formados que podem se confundir com as baboseiras que falam, ou escrevem, por aí. É como um candidato à presidente fazer campanha dizendo que vai implantar o PSF (Programa de Saúde da Família) em todo Brasil. Isso não é atribuição do presidente e sim da esfera municipal. Por mais que venha dinheiro federal e estadual para o projeto, quem implanta é o prefeito. Não preciso nem dizer qual foi a certa candidata ao cargo que fez tal promessa vazia.

A eleição no CROSP foi para o segundo turno entre a Chapa 1 – que comanda o CROSP por 18 anos – e a Chapa -2 – Oposição. Aproveito este Post para dizer ao pessoal da Chapa 2: Meu e-mail não é penico! Fazer Spam no e-mail dos dentistas não é campanha eleitoral. E comparar ditadores árabes com o Presidente do CROSP é uma afronta à minha singela inteligência. A chapa 1 está há 18 anos atuando porque durante alguns anos não teve oposição, foi chapa única. E sempre foram eleitos democraticamente.

A atuação da Chapa 1 poderia ser mais forte e eles poderiam economizar mesmo nas canetas, agendas e medalhas que dão por aí. Já que mostram que têm o apoio do Prefeito de São Paulo, poderiam pressioná-lo sobre o projeto prometido de implantação de 50 AMAs Sorriso em São Paulo – http://dicasodonto.com.br/4m . Tic … Tac, Sr. Kassab. Pois é. Não saiu. E a saúde bucal ficou parada por anos…

Para concluir, aconselho que você dentista de São Paulo vote. Você deve participar para depois poder cobrar. Leia as propostas das Chapas e escolha. Você votando no segundo turno o desobriga de pagamento de multa por não ter votado no primeiro turno. Os dentistas da capital votam presencialmente e os do interior votam por correspondência. Depois de eleita a chapa, nós vamos cobrar as promessas. Estamos sempre de olho.

E se você pensou: Por que o CRO não mexe nas tabelas dos convênios e resolve isso de uma vez por todas? Volte ao início do texto. Quem regula os convênios é a ANS (Agência Nacional de Saúde). O que o CRO pode fazer é uma pressão. Todos queremos mudanças, não é? Então mexa-se. A Odontologia não vai mudar sozinha. Comece por um lugar mais fácil e acessível. Comece por VOCÊ!

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto