Eu iria colocar o título deste Post como “Badulaques de Dentista”, mas fui pesquisar o significado completo desta palavra engraçada e resolvi mudá-la. Badulaque = Coisas sem valor; que se guarda ou traz; caramiguás; xurumbambos; bazulaques; tarecos; trastes velhos. Além de encontrar mais palavras engraçadas, percebi que o que vou mostrar para vocês à seguir são verdadeiras relíquias.

Para não ser tachado de preguiçoso e já que estou brincando com palavras, fui lá me certificar do significado de relíquias e este cabe aqui. Não são restos mortais de santos, como o dicionário aborda em seu primeiro significado, mas são “2. Coisas preciosas por terem valor material ou por serem objetos de estima e apreço.”

Este foi adquirido em São Luís do Maranhão. Uma viagem esplêndida, na qual visitamos os Lençóis Maranhenses, obviamente, a cidade de São Luís e algumas praias daquela região. Indico à todos que gostem de passear e se interessam pela cultura brasileira. Lá encontramos um povo riquíssimo em religião e com muitas histórias para contar. No centro histórico de São Luís, os dentistas podem se esbaldar com milhares de lembranças e dentre elas achei este azulejo muito bacana.

Já esta caneca é mais comum e fácil de encontrar. Porém, antes dessa eu tinha outra que era uma relíquia de verdade. Um amigo meu da UNIP, o Leandrinho, me deu e a caneca tinha o símbolo da faculdade, personalizado. Infelizmente, ela quebrou, pois eu a usava muito para fazer graça em churrascos. Esta da foto foi adquirida no CIOSP de 2009.

Este é um porta-lápis (ou canetas) em forma de 1º molar superior. Muito mais comum e você, paciente, pode reparar que o seu dentista deve ter um desses em algum lugar. Na recepção é mais fácil de achá-lo. Também comprei no CIOSP de 2009, negociando o preço, junto com a caneca. Ué, não posso barganhar? Pedir desconto? Os pacientes pedem todos os dias, não é?

Nesta foto, não temos coisas relacionadas à odontologia, mas temos outras coisas que dentistas adoram colecionar. Uma mistura de bebidas como Vodcas e Whiskies na fileira de trás e algumas lembranças de lugares que visitei nos últimos anos. Boa foto para que pacientes tirem idéias de presentes para os seus dentistas. Não precisa ser fim de ano para dar presentes!

Dentistas adoram colecionar algo. Bonecos dentistas – (parte 1)  http://dicasodonto.com.br/2010/08/06/os-bonecos-dentistas/ e (parte 2) http://dicasodonto.com.br/2010/12/06/os-bonecos-dentistas-parte-2/ .

Aposto que você, dentista, também tem várias coisas relacionadas à nossa profissão que você guarda com carinho, expõe em alguma prateleira ou na sala de espera do seu consultório. Mandem fotos para o e-mail – odontoduvidas@gmail.com e as fotos serão publicadas com seu devido nome ou apelido em um próximo Post. Podem contar a história da peça, onde compraram ou de quem ganharam, para entendermos a riqueza de detalhes e o tanto de histórias que uma pequena lembrança carrega. Participem!

Fontes: Novo Dicionário Folha/Aurélio básico da Língua Portuguesa (a Internet me irrita com seus dicionários)

Um Abraço,

Equipe DicasOdonto

Luiz Rodolfo