Os tratamentos alternativos existem há muito tempo em medicina e em odontologia. Aquela famosa simpatia da vovó ou da titia, o chazinho que a vizinha fez para o filho, entre outras. Eu pratico odontologia baseada em fatos científicos. Não aceito qualquer produto natural e não acredito em curas miraculosas. Acho que a pesquisa científica está aí para confirmar nossas suspeitas e descobertas clínicas e quem não trabalha aliado à ciência, está fazendo testes indiscriminados em seres humanos.

O própolis, por exemplo, vem sendo estudado e aprovado em alguns produtos odontológicos por suas propriedades antiinflamatórias e bactericidas. Por outro lado, vemos muita bobagem por aí também. Bochechos com vinagre, gente que escova os dentes com pó de bicarbonato e um cara que uma vez enfiou um dente de alho dentro do buraco do dente. Talvez se as pessoas soubessem que vinagre é um ácido (ácido acético) e que alho não cura cárie, não fariam tais besteiras.

Certo dia, dei de cara com um livro de sucos e esta receita:

Aí fui checar algumas informações, e talvez esse suco faça sentido. Sei que não dá para confiar em muita coisa que vemos na Internet, mas o site – http://www.plantasquecuram.com.br/ervas/rucula.html mostra que a rúcula tem como princípios ativos a vitamina C e óleos essenciais. Duas substâncias que fazem bem para a gengiva, comprovadamente.

Já o site – http://www.conhecimento.com.br/doencas.php#R nos brinda com essa receita um pouco suspeita:

Rúcula
(Gengivite)
Coloque 2 colheres (sopa) de folhas com talos bem fatiados em 1 xícara (chá) de álcool de cereais a 80%. Deixe em maceração durante 5 dias, em local quente e ensolarado, agitando de vez em quando. Coe e adicione 1 colher (sopa) de glicerina. Misture bem. Tome 1 colher (café), diluído em um pouco de água, 2 vezes ao dia.

Juro que eu acho muito mais fácil essa receita aqui:

Gengivite

– Coloque pasta de dentes sobre as cerdas de uma escova de dentes

– Escove os dentes. Repita esta operação no mínimo 2 vezes ao dia.

– Passe o fio dental entre os dentes sempre após as escovações.

Não é???

Não é mais fácil que “deixar em maceração durante 5 dias” e beber um bagulho com álcool de cereias? E álcool de cereais não era aquele negócio que misturavam com clorofórmio na faculdade? E o que diabos é “maceração”? Você vai beber isso mesmo?

Deve se ter bom senso e cuidado quando vamos pensar em usar produtos naturais para “curar” alguma doença. Quando se fala em prevenir tal doença, aí sim eu assino embaixo.

É só colocar na balança e usar a cabeça um pouco. Que mal pode haver em tomar um suco de rúcula? Nenhum, apesar do gosto. Porém, são coisas para prevenção e não se pode substituir métodos comprovados cientificamente por mandingas. O que quero deixar bem claro é: pode tomar o suco de rúcula, mas não deixe de escovar os dentes ou visitar o dentista caso esteja sofrendo de um problema como a gengivite.

Nesta seção de Tratamentos Alternativos, vamos abordar com clareza os mais variados produtos naturais que as pessoas usam e indicam por aí, na área de odontologia.

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto