Obviamente que não vivemos só de reclamar e de anotar as palavras engraçadas que os pacientes falam sobre a odontologia. A maioria dos dentistas ama sua profissão por inúmeros motivos. Para não ficarmos apenas com a Sessão – “O que te irrita, dentista?” – http://dicasodonto.com.br/2010/09/15/sessao-o-que-te-irrita-dentista/, escrevo agora este post, para devolver o equilíbrio que nos faz felizes com nossa profissão.

Aqui vão os meus principais motivos:

1 – Uma das coisas mais gratificantes de ser dentista é ver seu paciente que chegou chorando de dor, sair do seu consultório aliviado e sorrindo. Algumas urgências são rápidas e simples de resolver, fazendo com que os pacientes nos vejam quase como heróis.

2 – Reestabelecer um sorriso perdido. Ver uma pessoa sorrir denovo graças ao sucesso do seu tratamento é um dos motivos para amarmos a odontologia.

3 – Ganhar presentes inesperados. Pacientes que dão presentes tem um lugar especial no nosso coração.

4 – Resolver um caso complicado. Quando você vê aquele paciente pela primeira vez e percebe que seu caso será um grande desafio. Desafios nos fazem melhorar e crescer dentro da nossa profissão. Sempre que achamos que já vimos de tudo, aparece algo novo que nos faz, às vezes, pensar no paciente mesmo quando estamos em casa descansando.

5 – Crianças que pensam em ser dentistas por nossa causa. Algumas vezes, pude presenciar crianças que desejam ser dentistas, depois de terminarem um tratamento comigo. Claro, que são apenas sonhos de uma criança, mas incitar essa vontade, apenas pelo seu trabalho é muito legal.

6 – Fazer trabalhos bem feitos. Não porque me acho melhor que os outros, mas quando você se dedica ao trabalho e segue as “regras” da biologia, o corpo responde bem ao tratamento. A gente sente um pouco do que um artista sente ao terminar sua obra.

7 – Ser referência de confiança. Segundo uma pesquisa do IBGE, de 2007, se não me engano, o Cirurgião Dentista foi eleito o profissional mais confiável, apenas perdendo para o bombeiro. Claro que, às vezes, alguns de nós abusam dessa confiança, mas acredito que a maioria trabalha para o bem estar dos pacientes.

8 – Horário Flexível. Amamos ter aquela manhã livre de vez em quando. Está certo que muitos de nós, quando não trabalham, não ganham dinheiro, mas usamos de alguns intervalos em nosso dia para resolver problemas em geral como ir ao banco, dar uma dormida, correr no parque e etc.

9 – A Odontologia é uma profissão que não tem limite de ganhos financeiros. Sabendo trabalhar e tendo muita paciência, ela dá dinheiro. O profissional que trabalha em empresas ou em outros negócios terá um limite de ganhos. O dentista pode se especializar e diversificar e aumentar seu preço, de acordo com a complexidade do que realiza.

10 – A profissão em si é um espetáculo. A Odontologia reuni biologia, microbiologia, psicologia, física, química, medicina, matemática, arte, escultura, ciências sociais, farmacologia, bioquímica, fisiologia e outras tantas ciências e técnicas. O que nos faz ter que entender um pouco de tudo.

E você, doutor? O que você ama na sua profissão de dentista? Comente!!!

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto

Luiz Rodolfo