O dentista do Blog do Dentista – http://www.netdentista.com , sugeriu que eu desse a minha opinião sobre o caso da propaganda do TSE que mostra um dentista maluco e que faz uma comparação infeliz entre os políticos e os dentistas.

Link do Post dele: http://www.netdentista.com/2010/08/repudio-propaganda-do-tse.html

Com as eleições por aí, é normal que o TSE veicule algumas propagandas para orientar e incentivar a população à votar corretamente.

[youtube]3b0TyAWDnws[/youtube]

Na minha singela e sincera opinião, achei bobo. Acho que as pessoas ao assistirem, levam as coisas para o lado do dentista e ninguém faz a relação com a política. A mensagem que o TSE deseja passar, fica em segundo plano, pois o dentista babão e cheio de olheiras, rouba a cena.

Não me senti ofendido pela propaganda, mas acho que os criadores do vídeo não foram felizes em passar a mensagem desejada (Se quiserem reclamar com eles, tem os sites dos portifólios desses profissionais do Marketing abaixo do vídeo no You Tube). Concordo que a propaganda faz uma imagem desvirtuada do dentista e que a população em geral vai fiscalizar os dentistas depois de ver o vídeo e não os políticos.

No fim das contas, acabaram irritando até o CROSP,  que nos mandou o seguinte e-mail:

“O CONSELHO REGIONAL DE ODONTOLOGIA DE SÃO PAULO INFORMA A TODOS OS CIRURGIÕES-DENTISTAS QUE, INDIGNADO FRENTE AO CONTEÚDO VEICULADO EM PROPAGANDA DO T.S.E. – TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL, A QUAL FAZ UMA ANALOGIA INFELIZ QUE DESVIRTUA A NOBRE MISSÃO DO CIRURGIÃO-DENTISTA, ESTÁ TOMANDO AS MEDIDAS NECESSÁRIAS PARA DEFESA DA CLASSE ODONTOLÓGICA”

Fonte :

http://www.crosp.org.br/noticias/noticiaDetalhe.aspx?newsID=313

Ok. Acho que esse assunto é pertinente ao CRO. Concordo com a indignação do Conselho, frente à missão da Odontologia.

O que eu não concordo é que o CROSP sempre luta muito pela IMAGEM da Odontologia. Poucas vezes pude presenciar o CROSP lutando pela VERDADEIRA Odontologia. As tabelas ridículas dos convênios estão aí, consumindo milhares de dentistas que acabam tendo que transformar seus consultórios em um “Fast Food” da Odontologia. Pacientes de 15 em 15 minutos, coisas feitas nas coxas, canais sem isolamento absoluto e até a “ortodontia enrolatória” (durante 6 meses não apertam o aparelho, deixando-o inativo, para compensar o baixo valor recebido).

Olha que isso também não é invenção minha. Podem ver as principais notícias no site do CROSP. De 21/05/2010 até 08/07/2010, não há nenhuma notícia em destaque! Como assim?

Existem empresas gigantes que bateram recordes de faturamento e de processos judiciais, vendendo implantes como água e que fazem propagandas descaradas na TV. Não sou eu que estou inventando as regras. Elas estão lá no Código de Ética Odontológica, para todos verem. E eu não posso nem deixar a minha TV da sala de espera ligada em certos canais, que faço propaganda para eles, sem querer fazer.

O descaso com a Odontologia é bem pior. Já denunciei aqui em 2 Posts que falta Caneta de Alta Rotação em um Pronto Socorro Público de São Paulo: (http://dicasodonto.com.br/E e http://dicasodonto.com.br/5z). Alguém fez alguma coisa? Sabem o trabalho e a dor de cabeça que dá entrar com uma denúncia contra uma coisa dessas? Primeiro que ela não pode ser anônima! Você coloca o seu nome na reta contra um Estado inteiro ou contra uma empresa que fatura na casa dos milhões. Você, coitado, que denuncia, será comido vivo.

Acessando o site do CROSP, vi uma nova resposta, em relação ao vídeo do TSE:

“Caro colega cirurgião-dentista:

Conforme informamos em e-mail anterior, o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, autarquia federal representativa dos 75 mil cirurgiões-dentistas do Estado de São Paulo, solicitou ao Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, a adoção de providências para retirar o comercial publicitário veiculado em rádio e televisão, da campanha de esclarecimento ao eleitor, onde se explora a imagem de um “falso cirurgião-dentista”. Clique aqui e leia o Ofício Pres. 2772/2010.

O CROSP manifestou a preocupação, em relação à referida peça publicitária, pois a mesma reforça uma visão deturpada de nossa categoria profissional, podendo induzir a população a crer que existam cirurgiões-dentistas atuando na ilegalidade. O CROSP tem sido incansável na apuração e na punição ao falso exercício profissional.

Defendemos que o Tribunal Superior Eleitoral realize campanha de esclarecimentos à população, orientando para que essa se informe antes de escolher os seus candidatos às eleições de 2010.

Entretanto, o exemplo escolhido pela agência publicitária retrata de maneira inadequada e ofensiva esta situação, comprometendo a educação da população, no que diz respeito à importância da prevenção e dos cuidados com saúde bucal. Ao estigmatizar a figura do cirurgião-dentista como um profissional que provoca medo aos pacientes, a propaganda desestimula a busca dessas ações, por parte da sociedade.

Solicitamos que o colega cirurgião-dentista também faça a sua parte, no apoio a mais esta luta do CROSP. Envie um e-mail para jurisprudencia@tse.gov.br, dirigido ao Egrégio Tribunal Superior Eleitoral, solicitando providências para a retirada da propaganda dessa Corte, com alusão a um falso cirurgião-dentista.

A sua participação é muito importante. Envie o seu e-mail e junte-se ao CROSP em nossa luta pela valorização e prestígio da Odontologia.”

Fonte:

http://www.crosp.org.br/noticias/noticiaDetalhe.aspx?newsID=314

O CRO está fazendo sua parte, mas pelo preço que pagamos para exercer nossa profissão, acho que poderiam fazer mais. Principalmente, em relação às coisas que não dão muito na vista da mídia e que afetam nossa vida e nosso bolso diretamente.

Pode ser que eu irrite muita gente com este Post, mas isso só acontece porque muita gente me irritou bastante, durante meus 9 anos de odontologia. Fica aí o meu desabafo e o DicasOdonto está aberto para os desabafos de vocês – dentistas e pacientes, que são os únicos que saem perdendo, enquanto as grandes empresas saem ganhando muito.

Dia 31/08/2010 – Resposta do TSE:

“TSE demonstrou sensibilidade e acatou solicitação do CROSP: está tomando providências para a suspensão do filmete sobre falso dentista

Peça publicitária que será suspensa retratava de maneira inadequada o cirurgião-dentista. Em resposta ao Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, a Suprema Corte informou que “não era intenção do Tribunal Superior Eleitoral divulgar visão distorcida do profissional de Odontologia ou ofendê-lo”

O Conselho Regional de Odontologia vigilante que é sobre todos os assuntos que envolvem o bom exercício profissional, o prestígio da Odontologia e de seus inscritos, não se calou diante da propaganda que foi veiculada na TV, na rádio e na Internet, sobre falso cirurgião-dentista.

As medidas foram tomadas de imediato e isso resultou na suspensão da veiculação do filmete, por determinação do ilustre e eminente Presidente do TSE o Ministro Enrique Ricardo Lewandowski.

Nesta terça-feira (31/08) o Tribunal Superior Eleitoral enviou um comunicado ao Presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), Dr. Emil Adib Razuk, informando que “está tomando as providências para retirar o filmete da campanha de esclarecimento ao eleitor em que um mau político é comparado a um falso dentista”. De acordo com a Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do Tribunal “ainda hoje (terça-feira – 31/08) enviaremos ofício às emissoras de televisão determinando a imediata substituição dessa peça publicitária por outra, em que um eleitor ‘entrevista’ um candidato e pergunta se ele tem bons antecedentes”.

A providência foi motivada pela reação do CROSP ao tomar conhecimento da peça publicitária. Preocupado com o conteúdo, o Conselho enviou um ofício ao TSE solicitando a suspensão da propaganda.

O documento explicou que, embora o CROSP defenda a realização de “campanha de esclarecimentos à população, orientando para que essa se informe antes de escolher os seus candidatos às eleições de 2010”, “o exemplo escolhido pela agência publicitária retrata de maneira inadequada e ofensiva esta situação”.

Apontou que a peça publicitária compromete “a educação da população, no que diz respeito à importância da prevenção e dos cuidados com a saúde bucal” e completou que “ao estigmatizar a figura do cirurgião-dentista, a propaganda desestimula a busca dessas ações, por parte da sociedade”.

Por fim, o ofício ainda alertou que a peça publicitária poderia induzir à população a acreditar “que existam cirurgiões-dentistas atuando na ilegalidade”, fato que, o documentou reafirmou, “o CROSP tem sido incansável na apuração e na punição” como os demais Conselhos Regionais do país.

A argumentação do CROSP foi imediatamente compreendida pelo TSE, que afirmou não ser sido intenção do tribunal “divulgar visão distorcida do profissional de odontologia ou ofendê-lo”. Da mesma maneira, concordou com o esclarecimento sobre as implicações negativas que a propaganda poderia causar à saúde da população e se comprometeu a retirar a propaganda do ar.

Foi um desfecho, sem dúvida, positivo para a imagem dos cirurgiões-dentistas e da saúde da população e que demonstrou o comprometimento do Tribunal Superior Eleitoral com o bem estar da população.

O CROSP sempre lutando por você!”

Recebido via e-mail do CROSP.

Legal ver como as coisas se resolvem quando o CROSP luta pela nossa classe. Só acredito que esta luta deve ser mais intensificada e levada para áreas mais práticas da Odontologia.

Outro Post, do Blog do Dr. Fabricio, o Vida de Dentista, também mostra uma opinião sobre o vídeo:

http://www.vidadedentista.com.br/2010/08/dentista-e-igual-politico.html#comment-form

Mais Blogs de dentistas comentam o mesmo assunto:

– Medo de Dentista –  O falso político do TSE

– Derrepente Dentista – Repudio à propaganda do TSE

Um Abraço,

Equipe DicasOdonto