Tive a oportunidade de participar deste 23º Encontro da SBOE – Sociedade Brasileira de Odontologia Estética – que aconteceu entre os dias 15 e 18 de novembro em Joboatão dos Guararapes, região metropolitana de Recife no Hotel Sheraton Recanto do Paiva. Um evento ímpar da Odontologia, com grandes nomes e palestras de deixar qualquer dentista de boca aberta.

Nestes dias quentes de novembro, pude aproveitar todos os benefícios desse encontro especial da SBOE (com muito ar condicionado) – palestras brilhantes de professores brasileiros e internacionais, uma feira comercial com grandes empresas do ramo odontológico e socializar com grandes nomes da Odontologia em eventos do congresso. Um deles com uma banda de Rock formada por dentistas e um técnico em prótese dentária. Dentistas de todos os cantos do Brasil e estrangeiros se unem nesses 4 dias em prol da excelência, discutindo assuntos que nos tornam melhores no nosso dia a dia. 

Eu digo que este evento foi um verdadeiro divisor de águas para meu modo de pensar. Pura inspiração que me deu um “clique” e mexeu com as coisas dentro da minha cabeça. Observar o que esses dentistas estão fazendo com seus pacientes, suas técnicas arrojadas, suas transformações dentro de um Workflow Digital, o cuidado, o capricho e os resultados alcançados, sempre pautados pela ciência, foi um privilégio. Odontologia de excelência, baseada em evidências científicas. Tudo isso de uma maneira didática e o mais importante segundo as palavras do Dr. Rafael Decursio – uma odontologia reproduzível. As técnicas e protocolos podem ser ensinados e podem ser reproduzidas por qualquer cirurgião dentista. 

Quem foi, pôde se maravilhar com as fotos e vídeos das apresentações. Fotos com um zoom em ultra alta definição. Apresentações com emoção, união entre Periodontia e Dentística na palestra do Dr. Gustavo Giordani e Dr. Luis Eduardo Calicchio do Ateliê Oral, desmistificando conceitos do Clareamento Dental com Dr. Leandro Hilgert e a mudança de paradigma na hora de lidar com Lesões Cervicais Não Cariosas e a Hipersensibilidade, apresentada pelo Professor Paulo Vinícius Soares, uma das apresentações mais emocionantes do evento. Sem contar os estrangeiros que deram um show de odontologia, gestão, imagem, motivação e competência como o Dr. Florin Cofar da Romênia, Dr. Miguel Stanley de Lisboa e o Dr. Nazariy Mykhaylyuk da Ucrânia. Todos eles linkando o brilhante Dr. Christian Coachmann que fez a abertura oficial do evento. Isso só para citar alguns exemplos.    

Basta clicar sobre os nomes dos dentistas para acessar seu Instagram

Me enchi de orgulho da minha profissão e me deu mais uma vez a certeza de que a Odontologia brasileira é sim, sem exageros, a melhor Odontologia do mundo. Não sou só eu que percebo isso e nem só os brasileiros. Os olhos dos dentistas estrangeiros estão sempre voltados para cá. Eles sabem que o Brasil tem muito dentista bom com soluções excelentes para os pacientes. Passar esses quatro dias ao lado desses dentistas me deu vontade de ser melhor, de ir além, de colocar antigos planos em prática, de crescer mais para cada vez mais deixar nossos pacientes mais contentes e gerenciar melhor suas expectativas. 

Eu pessoalmente recomendo que você, dentista, vá a um evento desses. Saia do comum, dessas quatro paredes fechadas. Saia dessa zona de conforto e dê um passo mais longo. Às vezes, nos concentramos em estruturas tão pequenas que esquecemos de olhar um pouco para o todo. Saia desses grupos de Facebook falidos em que uma legião de gente frustrada fica apenas reclamando da vida e da profissão. Isso faz mal para a gente. Saia desse baixo astral e venha a um evento da SBOE sentir a energia positiva  e a troca de experiências com dentistas de grande sucesso profissional. Ano que vem – 2018 – será em Salvador, na Bahia. E aí? Vamos ser melhores? CLIQUE AQUI

Agradeço a todos amigos e colegas presentes no evento, especialmente ao amigo Dr. Thiago Avelar.

Um Abraço

Luiz Rodolfo